INTERAÇÕES VIRTUAIS ENTRE TUTORES E ESTUDANTES NO MOODLE: PROCESSOS EDUCATIVOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Luana Zanotto, Aline Sommerhalder, Maria Elisa Nicolielo, Andressa de Oliveira Martins

Resumo


O artigo tem como objetivo identificar processos educativos desencadeados pela troca de e-mails internos no Moodle, entre tutoras virtuais e estudantes na disciplina de ‘Estágio Supervisionado em Educação Infantil’, em um curso de Pedagogia a distância. Aproximar-se
desta ferramenta de interação virtual, delega destaque à tecnologia como mediação de processos de ensino e aprendizagem que podem ser lidos a partir da compreensão de práticas sociais. Compreende-se que as interações virtuais revelaram uma relação pedagógica de qualidade, promotoras do acesso legítimo aos conhecimentos científicos no campo da docência na educação infantil. As relações humanas efetivadas colaboraram à construção de vínculos afetivos entre estudantes e tutoras, de modo que a identificação dos processos educativos puderam constituir conhecimentos compartilhados, que transcenderam dúvidas de ordem técnica da disciplina e estimularam a análise crítica da realidade encontrada em estágio.

Palavras-chave


Processos educativos; Tutoria Virtual; Prática Social no trabalho Docente em EaD; Estágio Supervisionado em Educação Infantil

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i1.7850



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