A DOCÊNCIA E OS DESAFIOS DA CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7856

Palavras-chave:

Cultura Digital, Prática Docente, Formação de Professores

Resumo

Esse texto analisa as narrativas dos docentes com relação ao uso de tecnologias, o trabalho escolar e também os processos de formação que experimentam e as vivências contemporâneas que compartilham no contexto da escola em confluência com os ditames da cultura digital. A questão central investigada foi: como o professor constrói sentidos sobre os desafios e as possibilidades da atuação docente na cultura digital? Para responder a esse questionamento realizamos uma pesquisa qualitativa que buscou compreender os sentidos produzidos pelos docentes e o que eles sinalizam sobre os desafios e as possibilidades da escola no atual contexto. Por meio da realização de grupos focais identificamos que a cultura digital é apenas uma questão, dentre muitas outras, que se impõem aos docentes. A realidade da profissão envolve um conjunto de desafios que devem ser enfrentados de maneira integrada e capitaneada por um processo de formação contínuo, crítico e propositivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Beatriz Camargo Súnega

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia-MG. Endereço: Av. Filomena Cartafina 1650, Residência Damha 1 - B. Recreio dos Bandeirantes, CEP: 38040-450 - Uberaba/MG, Brasil. Endereço Eletrônico: psunega@hotmail.com

Iara Vieira Guimarães

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia-MG. Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica – Sala 1G108, CEP: 38408-100 - Uberlândia/MG, Brasil. Endereço Eletrônico: iaravg@ufu.br

Downloads

Publicado

2017-01-02

Como Citar

Camargo Súnega, P. B., & Guimarães, I. V. (2017). A DOCÊNCIA E OS DESAFIOS DA CULTURA DIGITAL. Reflexão E Ação, 25(1), 178-197. https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7856

Edição

Seção

Artigos