EDUCAÇÃO INCLUSIVA, LEGISLAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Gabriela Alves de Arruda Faculdade de Integração do Sertão (FIS - Serra Talhada/PE)
  • Dennys Dikson Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.8177

Palavras-chave:

Legislation, Inclusive education, Implementation.

Resumo

Esse artigo apresenta uma discussão inicial de acompanhamento e evolução da legislação sobre educação inclusiva no Brasil, especificamente a Declaração de Salamanca, o Decreto nº 7.611/2011, a Resolução CNE/CEB nº 4/2009 e a Lei nº 13.146/2015. O ordenamento jurídico que baseia a educação especial e inclusiva é amplo e tem conquistado avanços. É um assunto complexo e tem apontado que, mesmo a passos lentos, as políticas públicas vêm visivelmente avançando. A partir da análise discursivoqualitativa e da efetividade desse arcabouço normativo, apresentamos questões referentes a princípios e concepções, metas traçadas e a lenta – mas visível – implementação de políticas de inclusão no sistema educacional brasileiro. Foi possível, então, evidenciar que ainda são necessárias diversas ações que possibilitem a uma real execução e institucionalização das leis que possam influenciar a prática cotidiana nas escolas, através de condições adequadas para o acesso dos alunos com necessidades educacionais especiais, algum tipo de deficiência ou altas habilidades/superdotação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Alves de Arruda, Faculdade de Integração do Sertão (FIS - Serra Talhada/PE)

Professora do Departamento de Direito da Faculdade de Integração do Sertão (FIS - Serra Talhada/PE)

Dennys Dikson, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG)

Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Arruda, G. A. de, & Dikson, D. (2018). EDUCAÇÃO INCLUSIVA, LEGISLAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO. Reflexão E Ação, 26(2), 214-227. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.8177