PAULO FREIRE UM CLÁSSICO DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES EPISTÊMICAS, POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS

Autores

  • Telmo Marcon Universidade de Passo Fundo
  • Ivan Penteado Dourado Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8774

Palavras-chave:

Educação, Democracia, Clássico, Paulo Freire, Política Educacional.

Resumo

O artigo de natureza bibliográfica tem por objetivo fundamentar a tese que Paulo Freire é um clássico da educação e tem muito a contribuir para pensar os desafios emergentes na atualidade, tanto do contexto global, quanto da sociedade brasileira. Para fundamentar a tese que Freire é um clássico, buscam-se as contribuições de Ítalo Calvino, quando apresenta vários argumentos do porque ler um clássico, bem como as contribuições de Raymond Williams para embasar a ideia de que um clássico mantém a sua vitalidade na medida em que consegue problematizar e responder aos desafios emergentes em diferentes contextos. Esses dois autores ajudam a fundamentar a tese que Paulo Freire é um clássico da educação, porque respondeu questões de seu tempo, mas as suas ideias continuam provocando reflexões relativas a problemas epistêmicos, políticos e educacionais emergentes no tempo presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo

Doutor em História Social pela PUC/SP. Pós-doutorado em Educação intercultural pela UFSC. Professor e pesquisador na Faculdade de Educação e no PPGEDU/UPF (mestrado e doutorado).

Ivan Penteado Dourado, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Ciências Sociais pela PUC/RS, doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Atua como professor na área de Sociologia na Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Marcon, T., & Dourado, I. P. (2017). PAULO FREIRE UM CLÁSSICO DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES EPISTÊMICAS, POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS. Reflexão E Ação, 25(2), 84-100. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8774