INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONCEITOS E RELAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8843

Palavras-chave:

Educação Superior, Tecnologias de Informação e Comunicação, Prática Pedagógica.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a incorporação das tecnologias digitais nas salas de aula na educação superior. Estudos nacionais e internacionais apontam que, apesar dos altos investimentos das políticas públicas, integrar as tecnologias digitais na docência ainda é uma tarefa difícil. Apresentamos uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de inovação e suas relações com as tecnologias digitais. Trazemos dados de pesquisas para discutir sobre a importância do desenvolvimento profissional docente e das políticas institucionais na educação superior. Citamos e discutimos as falas de docentes mexicanos, espanhóis e brasileiros sobre a integração das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. O referencial teórico baseia-se principalmente em autores latino-americanos, anglo-saxônicos e espanhóis. O estudo ressalta que promover a inovação e a integração das tecnologias digitais nas práticas de ensino é um processo complexo, pois envolve, entre outros aspectos, os relacionados a questões pessoais e subjetivas, e também institucionais.

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Biografia do Autor

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFTM).

Rogério Dias Arruda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Pesquisador bolsista CAPES pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFTM)

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

Prata-Linhares, M. M., & Arruda, R. D. (2017). INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONCEITOS E RELAÇÕES. Reflexão E Ação, 25(2), 250-268. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8843