A CONTRIBUIÇÃO DA “PEDAGOGIA DA AUTONOMIA” NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores

  • Paula Dagnone Malavski Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8927

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Geografia Crítica, Pedagogia dialógica, Formação Cidadã.

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar a contribuição da obra “Pedagogia da Autonomia” do educador Paulo Freire para uma práxis em Geografia Escolar, sob sua perspectiva crítica. Um estudo de caso realizado por nós realizado com educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública, localizada em um bairro popular da cidade de Salvador (BA), cidade a qual passa por um amplo processo de reestruturação de políticas urbanas, a pedagogia dialógica freiriana embasou uma prática do ensino-aprendizagem em Geografia para esse público. Os resultados da pesquisa puderam revelar que a construção coletiva entre educadores e educandos de conceitos importantes da Geografia Escolar, como paisagem, espaço, território e lugar, a partir da experiência da vida cotidiana, apresentam-se como possibilidades para uma educação contextualizada e crítica, assim como de uma formação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Dagnone Malavski, Universidade Federal do Vale do São Francisco

outora em Geografia Humana na Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa na área de Ensino de Geografia articulada com Geografia Urbana. É Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) no curso de Licenciatura em Geografia. Atua na área de Ensino de Geografia e Geografia Urbana.

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Malavski, P. D. (2018). A CONTRIBUIÇÃO DA “PEDAGOGIA DA AUTONOMIA” NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CIDADÃ. Reflexão E Ação, 26(1), 118-131. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8927