EDUCAÇÃO POPULAR E DOCÊNCIA

Autores

  • Antonio Ademar Guimaraes Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Paloma de Freitas Daudt Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Luise Toledo Kern Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8946

Palavras-chave:

Educação popular, Formação, Docência

Resumo

A obra Educação Popular e Docência está inserida na coleção Docência em Formação, integrando a série Educação de Jovens e Adultos. Pensar a educação popular na contemporaneidade significa reafirmar o sentido e o compromisso de uma educação para e com o povo latino-americano. Dessa forma, os autores da obra compreendem a educação popular como uma prática educativa e uma proposta pedagógica que está atravessada pela história latino-americana. Por ocupar este espaço, “se alimenta das lutas de resistência e da criatividade dos povos da América Latina e, por isso, valoriza os conhecimentos aqui produzidos” (STRECK et al. 2014, p. 22). O livro inicia apresentando, como convite para aprofundamento, fontes teóricas entendidas como importantes para a construção da educação popular e que traçam características para a identidade desta prática. A discussão continua no questionamento sobre quem é o educador popular, permitindo pensar onde este sujeito está inserido e que comprometimento se revela diante do contexto social e da vida. Na sequência, problematiza-se de que maneira a educação popular está presente no espaço das políticas públicas e a relação desta prática educativa com a pesquisa, possibilitando reflexões e ferramentas que permitam o educador e a educadora a perceber a dimensão da pesquisa como parte da docência (STRECK et al. 2014, p. 24). É importante destacar que a contextualização histórica atravessa toda a obra. Os autores também se dedicam a pensar como se forma e quem forma o educador e a educadora e, por fim, qual a relação entre a educação popular e a educação de jovens e adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Ademar Guimaraes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação

Paloma de Freitas Daudt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação

Luise Toledo Kern, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduanda em Psicologia e Bolsista de Iniciação Científica do Programa de Pós-Graduação em Educação

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Guimaraes, A. A., Daudt, P. de F., & Kern, L. T. (2017). EDUCAÇÃO POPULAR E DOCÊNCIA. Reflexão E Ação, 25(2), 289-294. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8946