POPULAR EDUCATION AND DOCENCE
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8946Keywords:
Educação popular, Formação, DocênciaAbstract
A obra Educação Popular e Docência está inserida na coleção Docência em Formação, integrando a série Educação de Jovens e Adultos. Pensar a educação popular na contemporaneidade significa reafirmar o sentido e o compromisso de uma educação para e com o povo latino-americano. Dessa forma, os autores da obra compreendem a educação popular como uma prática educativa e uma proposta pedagógica que está atravessada pela história latino-americana. Por ocupar este espaço, “se alimenta das lutas de resistência e da criatividade dos povos da América Latina e, por isso, valoriza os conhecimentos aqui produzidos” (STRECK et al. 2014, p. 22). O livro inicia apresentando, como convite para aprofundamento, fontes teóricas entendidas como importantes para a construção da educação popular e que traçam características para a identidade desta prática. A discussão continua no questionamento sobre quem é o educador popular, permitindo pensar onde este sujeito está inserido e que comprometimento se revela diante do contexto social e da vida. Na sequência, problematiza-se de que maneira a educação popular está presente no espaço das políticas públicas e a relação desta prática educativa com a pesquisa, possibilitando reflexões e ferramentas que permitam o educador e a educadora a perceber a dimensão da pesquisa como parte da docência (STRECK et al. 2014, p. 24). É importante destacar que a contextualização histórica atravessa toda a obra. Os autores também se dedicam a pensar como se forma e quem forma o educador e a educadora e, por fim, qual a relação entre a educação popular e a educação de jovens e adultos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of originals to this journal implies on the transference, by the author(s), of the printed and digital publishing rights. The author´s rights to the published articles are the author´s, the journal has the rights over the first publication. The author(s) can only use the same results in other publications, indicating clearly that this journal was the original publisher. Since we are an open access journal, the free use of articles is permitted for educational and scientific applications, as long as they inform the source according with the CC-BY license from Creative Commons.