PAULO FREIRE E ANTONIO GRAMSCI: APORTES PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DE PRÁXIS DOCENTES CONTRA-HEGEMÔNICAS

Autores

  • Alexandre Saul UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
  • Fernanda Quatorze Voltas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8961

Palavras-chave:

Paulo Freire, Antonimo Gramsci, Formação de Professores, Intelecutais Organânicos, Intelectuais Transformadores.

Resumo

Neste artigo pretende-se estabelecer pontes entre o pensamento de Paulo Freire e Antonio Gramsci, de modo a inferir da obra desses autores o importante papel da educação no processo histórico de transformação social e a necessidade de formação de intelectuais comprometidos com esse propósito. São explorados conceitos freireanos que, em diálogo com a obra gramsciana, demonstram o valor e a atualidade das propostas desses pensadores na superação de desafios contemporâneos da formação docente, em uma perspectiva críticoemancipatória. O texto afirma o entendimento da escola como um centro de produção cultural estreitamente articulado ao projeto de sociedade que se quer construir e, portanto, como um espaço-tempo do qual as classes populares não podem e não devem prescindir no contexto da disputa hegemônica. Com essa compreensão, é discutida a necessidade de assumir a formação em serviço de professores como um contexto possível de formação de intelectuais transformadores, no qual se constroem conhecimentos significativos, se luta por melhores condições de trabalho e se vive, com ousadia, o desafio cotidiano de desenvolver uma educação com qualidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Saul, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Docente da Universidade Católica de Santos (Unisantos), onde atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e no curso de Pedagogia. É Doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP, onde realiza estágio Pós-Doutoral em Educação. Tem desenvolvido e coordenado cursos e ações de formação de educadores, em diversos estados e municípios, com ênfase nos temas currículo, prática pedagógica e formação permanente de educadores, na perspectiva crítico-transformadora. É membro do grupo de pesquisa do CNPq - O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira, da Rede Freireana de Pesquisadores (www.redefreireana.com.br) e da ABdC (Associação Brasileira de Currículo).

Fernanda Quatorze Voltas, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira” e da Rede Freireana de Pesquisadores.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Saul, A., & Voltas, F. Q. (2017). PAULO FREIRE E ANTONIO GRAMSCI: APORTES PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DE PRÁXIS DOCENTES CONTRA-HEGEMÔNICAS. Reflexão E Ação, 25(2), 134-151. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8961