A ESTÉTICA DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Margaréte May Berkenbrock-Rosito Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8972

Palavras-chave:

Paulo Freire, Estética, Formação de Professores.

Resumo

O presente estudo configura-se como um desdobramento de uma pesquisa maior: “O regime de esteticidade em Freire como teoria e prática da formação de professores, visando uma contribuição para a História da Educação”, que compreende a estética presente nas obras publicadas por Paulo Freire e autores, discípulos e críticos de Paulo Freire. Integra o estudo a obra “Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire (1992), que elegemos para apresentar neste texto. Estabelece como hipótese de estudo que o regime de esteticidade é o grande desafio da pedagogia de Freire, permite melhorar a intervenção do sujeito por via da estética, um caminho para a realização da justiça entre os homens. Adota-se como metodologia a análise documental, com enfoque hermenêutico, na perspectiva de Gadamer (2000). O estudo assinala uma contribuição para a elaboração de uma matriz conceptual de estética em Freire, no que se refere à formação de professores.

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Biografia do Autor

Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Universidade Cidade de São Paulo

Professora e Pesquisadora do Programa de Pos-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação e Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, na Universidade Cidade de São Paulo.

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

Berkenbrock-Rosito, M. M. (2017). A ESTÉTICA DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Reflexão E Ação, 25(2), 9-26. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8972