SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE: DESVELANDO PROCESSOS CONSTITUTIVOS A PARTIR DOS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO

Autores

  • Giovana Maria Belém Falcão Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.9503

Palavras-chave:

Formação de Professores, Significados e sentidos, Núcleos de significação.

Resumo

Ser professor é processo que se constitui ao longo de um tempo, acontecendo de modo permanente. Este escrito objetiva discutir significados e sentidos do processo formativo de uma professora da Educação Básica participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Recorte de uma investigação mais ampla sobre o tema (FALCÃO, 2017), o estudo busca apoio teórico na Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski e em autores como Nóvoa, Gatti e Garcia. A investigação, de natureza qualitativa, realizou a análise dos dados por meio dos núcleos de significação. A análise desvelou aspectos importantes sobre o processo formativo da entrevistada, revelando muito sobre a professora que hoje é, e para além do âmbito individual permitiu entender diversos aspectos da formação docente no Brasil, denunciando fragilidades, limites e permitindo vislumbrar possibilidades concretas de formação que promovam o desenvolvimento dos professores em seu sentido mais amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Psicologia, Mestre em Educação (UFC), Doutora em Educação (UECE), professora da Universidade Estadual do Ceará

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Falcão, G. M. B. (2018). SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE: DESVELANDO PROCESSOS CONSTITUTIVOS A PARTIR DOS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO. Reflexão E Ação, 26(1), 230-244. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.9503