A ANÁLISE MICROGENÉTICA COMO MÉTODO NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Daniela Tomio Universidade Regional de Blumenau http://orcid.org/0000-0001-5578-7822
  • Edson Schroeder Universidade Regional de Blumenau
  • Graciele Alice Carvalho Adriano Rede Estadual de Educação de Santa Catarina e UNIASSELVI.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9525

Palavras-chave:

Análise Microgenética, Metodologia da pesquisa, Abordagem históricocultural, Vigotski.

Resumo

Na área de Educação, observamos pesquisadores que desenvolvem conhecimentos considerando os processos interativos no ensino e na aprendizagem, a partir da abordagem histórico-cultural como referencial para a investigação de problemas de pesquisa, inspirados principalmente pelo acesso às obras de Vigotski. Nesse contexto, surgem desafios para a proposição de métodos de investigação coerentes com essa abordagem, como a análise microgenética. O que é o método de análise microgenética? Como se constituiu historicamente esse método? Quais são as etapas da análise microgenética? Essas perguntas motivaram a elaboração de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de elucidar fatos que permitam compreender a análise microgenética em termos teórico-metodológicos nas pesquisas em educação, na abordagem histórico-cultural. Além da sistematização de argumentos, destacamos o excerto de uma pesquisa na qual realizamos uma análise microgenética. Com isso, buscamos instigar o debate sobre a pesquisa em Educação na abordagem histórico-cultural, com foco em sua dimensão metodológica.

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Biografia do Autor

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Docente nos Programas de pós-graduação Mestrado em Educação e Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na Universidade Regional de Blumenau.

Edson Schroeder, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Docente no Programa de pós-graduação Mestrado em Educação na Universidade Regional de Blumenu

Graciele Alice Carvalho Adriano, Rede Estadual de Educação de Santa Catarina e UNIASSELVI.

Servidora da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina e Docente no Ensino Superior na UNIASSELVI.

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Publicado

2017-09-09

Como Citar

Tomio, D., Schroeder, E., & Adriano, G. A. C. (2017). A ANÁLISE MICROGENÉTICA COMO MÉTODO NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL. Reflexão E Ação, 25(3), 28-48. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9525

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas