A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO COMO PRESSUPOSTO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE PESQUISAS

Autores

  • Maria Lucia Panossian Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fabiana Fiorezi de Marco
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
  • Flávia Dias de Souza
  • Vanessa Dias Moretti

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9765

Palavras-chave:

Atividade Orientadora de Ensino, Professores que ensinam matemática, Metodologia de pesquisa, Teoria histórico-cultural.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) no desenvolvimento de pesquisas em espaços formativos que tiveram como foco o professor que ensina matemática. Foram selecionadas quatorze pesquisas desenvolvidas no período de 2007 a 2016, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica. O texto discute o conceito de AOE, seus elementos e os fundamentos teóricos que o sustentam buscando reconhecer sua presença na metodologia das pesquisas analisadas no processo de produção e análise de dados. As análises revelam que ainda que todas as pesquisas foram sido realizadas em espaços formativos onde estiveram vigentes os princípios da AOE, e que em algumas delas os espaços foram intencionalmente organizados para a produção dos dados. Além disso, identificaram-se pesquisas em que os elementos da AOE fundamentaram os processos de análise ou de forma mais específica possibilitaram a construção de categorias ou unidades de análise dos dados da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-09

Como Citar

Panossian, M. L., Marco, F. F. de, Lopes, A. R. L. V., Souza, F. D. de, & Moretti, V. D. (2017). A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO COMO PRESSUPOSTO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE PESQUISAS. Reflexão E Ação, 25(3), 279-298. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9765

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas