CINCO EXPLICAÇÕES SOBRE A CRISE DA ALIANÇA ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.9989Palavras-chave:
Aliança escola família, Crise, Transformações sociais.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os problemas da aliança entre escola e família no contexto de grandes transformações tecnológicas e das mutações das relações sociais nas últimas décadas, que colocaram em crise pedagógica velhas certezas. Neste artigo, a partir do trabalho teórico, desejamos propor cinco explicações sobre as dificuldades na aliança entre a escola e a família, oferecendo, na última delas, algumas vias para pensar a prospectiva do problema de uma maneira criativa e útil ao trabalho cotidiano dos educadores, superando, por um lado, o olhar nostálgico que pretende voltar à velha aliança e, por outro, o olhar clientelista, que decidiu anular o pensamento e adaptar-se ao cliente, adaptando as escolas não aos alunos, mas aos clientes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.