CINCO EXPLICAÇÕES SOBRE A CRISE DA ALIANÇA ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA

Autores

  • Mariano Narodowski Universidad Torcuato Di Tella
  • María Eugenia Arias Universidad Austral

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.9989

Palavras-chave:

Aliança escola família, Crise, Transformações sociais.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os problemas da aliança entre escola e família no contexto de grandes transformações tecnológicas e das mutações das relações sociais nas últimas décadas, que colocaram em crise pedagógica velhas certezas. Neste artigo, a partir do trabalho teórico, desejamos propor cinco explicações sobre as dificuldades na aliança entre a escola e a família, oferecendo, na última delas, algumas vias para pensar a prospectiva do problema de uma maneira criativa e útil ao trabalho cotidiano dos educadores, superando, por um lado, o olhar nostálgico que pretende voltar à velha aliança e, por outro, o olhar clientelista, que decidiu anular o pensamento e adaptar-se ao cliente, adaptando as escolas não aos alunos, mas aos clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Narodowski, M., & Arias, M. E. (2019). CINCO EXPLICAÇÕES SOBRE A CRISE DA ALIANÇA ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA. Reflexão E Ação, 27(1), 166-177. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.9989

Edição

Seção

Artigos do Fluxo