REFLEXÕES SOBRE O NÃO DITO NA EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESPAÇO A SER OCUPADO PELA MÚSICA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Érica Dias Gomes UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.4339

Palavras-chave:

Música Contemporânea, Educação e Cultura, Ensino de Música, Música e Formação

Resumo

A educação musical formal no Brasil tem privilegiado o repertório do período de prática comum, em detrimento de composições de outros contextos. Este trabalho visa refletir sobre esta predominância, questionando a ausência específica da produção contemporânea no ensino formal. Foi realizada revisão teórica, abordando relações entre a história da educação musical brasileira e a consolidação deste tipo de repertório, além de alguns apontamentos sobre produções musicais contemporâneas e características da contemporaneidade. Desta forma, aponta-se para a importância da presença da música erudita contemporânea enquanto possibilidade de articular a necessidade de ampliação de repertório com o desenvolvimento da musicalidade em um aspecto mais amplo, a partir das relações entre as múltiplas tendências estéticas na construção musical.

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Biografia do Autor

Érica Dias Gomes, UNICENTRO

Professora assistente de música na Universidade Estadual do Centro-OEste do Paraná (UNICENTRO).

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Publicado

2014-04-04

Como Citar

Gomes, Érica D. (2014). REFLEXÕES SOBRE O NÃO DITO NA EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESPAÇO A SER OCUPADO PELA MÚSICA CONTEMPORÂNEA. Reflexão E Ação, 22(1), 78-94. https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.4339