ENSINO SUPERIOR, TUTORIA ONLINE E PROFISSÃO DOCENTE

Autores/as

  • Luis Roberto de Camargo Ribeiro
  • Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira
  • Daniel Mill

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1033

Palabras clave:

Ensino Superior, Educação a Distância, Tutoria Virtual, Prática Docente, Profissão Docente.

Resumen

Este artigo traz a análise de uma pesquisa—de natureza descritivo-analítica—sobre a tutoria online, algumas de suas características e peculiaridades com relação à docência presencial. Para este fim, parte de um questionário respondido por 222 tutores virtuais pertencentes aos cursos oferecidos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e municípios brasileiros. A análise enfocou algumas características dos tutores (e.g., gênero, formação e experiência docente), sua organização do trabalho e atividades exercidas, a divisão de trabalho (entre tutores e professores responsáveis pelas disciplinas), o entendimento dos respondentes sobre a natureza da tutoria e suas percepções sobre a educação a distância (EaD). O estudo fundamentou-se em autores tais como Lortie, Tardif e Shulman sobre a docência na modalidade presencial e em Mill, Maggio e Kenski, entre outros, sobre a docência a distância. Os resultados apontam para a predominância de tutores do sexo feminino, assemelhando-se à composição do corpo docente na modalidade presencial nos níveis inferiores, e indicam altos níveis de escolaridade e uma experiência bastante significativa na docência presencial. A despeito das dificuldades encontradas, devidas particularmente à falta de experiência nesta modalidade educacional e a questões técnicas, a maioria dos tutores declarou facilidade na atuação e satisfação com o trabalho realizado. Os dados também sugerem que os tutores gozaram de relativa autonomia com relação tanto às ações associadas à transmissão do conteúdo quanto àquelas relativas à gestão da sala de aula no ambiente virtual de aprendizagem. Esta autonomia pode estar na base da percepção dos respondentes de que o tutor online, no contexto estudado, exerceria uma função verdadeiramente docente.

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Publicado

2009-12-15

Cómo citar

Ribeiro, L. R. de C., de Oliveira, M. R. G., & Mill, D. (2009). ENSINO SUPERIOR, TUTORIA ONLINE E PROFISSÃO DOCENTE. Reflexão E Ação, 17(2), 243-258. https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1033