PEDAGOGOS(AS) DE CRIANÇAS E PENSADORES CRÍTICOS DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Euclides Redin

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1049

Resumen

A redescoberta da infância da Pedagogia passa pelas redefinições das funções do Pedagogo(a) a busca da origem desta função leva a ressaltar a posição da condução da criança em tempos em que a infância se coloca como uma exigência de cidadania e de políticas públicas de garantia dos direitos da criança em novo projeto de Nação. Originalmente o pedagogo era o escravo que conduzia a criança do senhor. Hoje a função de pedagogo como condutor permanece; porém, da criança cidadã: ambos como protagonistas de um projeto emancipatório de cidadania. Novos fazeres, novos saberes, novos agentes, novos desafios legais, novas lutas para a causa de sempre: a desigualdade da infância. Palavras chaves: Pedagogia(s), infância, políticas públicas, Profissão pedagogo.

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Publicado

2009-12-15

Cómo citar

Redin, E. (2009). PEDAGOGOS(AS) DE CRIANÇAS E PENSADORES CRÍTICOS DA EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 17(2), 142-151. https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1049