A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DE SEUS DOCENTES: ALGUNS APONTAMENTOS

Autores/as

  • Maura Morita

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1058

Resumen

Este artigo insere-se na área de formação de professores e tem como objetivo discutir o trabalho docente na universidade e sua conseqüente necessidade de formação pedagógica. Para tanto, desenvolve reflexões em torno de três eixos fundamentais: a universidade como instituição formadora; docência na universidade e formação pedagógica; e a universidade e a formação de seus docentes. No primeiro eixo destaca o papel da universidade concebida como instituição de ensino a serviço da educação e da construção da sociedade humana. No segundo eixo aborda a necessidade de formação pedagógica para a docência universitária sob o enfoque da qualidade de ensino e da competência docente. No terceiro eixo evidencia que o contexto institucional no qual ocorre o trabalho docente é de extrema importância e aponta para a responsabilidade da universidade em relação à formação de seus docentes. Considera que professores e instituições precisam investir na dimensão pedagógica da docência e estar conscientes de suas responsabilidades formativas. Finalmente aponta que é urgente desenvolver políticas de educação superior voltadas para a formação do docente universitário envolvendo professores, alunos e instituições na busca de uma educação de qualidade e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e humana. Palavras-chave: Formação de professores. Formação pedagógica. Docência universitária. Ensino superior.

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Publicado

2009-12-15

Cómo citar

Morita, M. (2009). A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DE SEUS DOCENTES: ALGUNS APONTAMENTOS. Reflexão E Ação, 17(2), 164-180. https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1058