A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E LDB: ASSUMINDO A RESPONSABILIDADE NA APLICAÇÃO DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08

Autores/as

  • A. César Lins Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v18i1.1242

Resumen

Esse artigo trás em seu escopo a discussão sobre o papel da Educação Física Escolar na aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Questionamentos sobre os “porquês” da focalização de uma suposta obrigatoriedade às áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras em detrimento da área da Educação Física percorrem toda a extensão do texto, procurando, por meio de contundentes argumentações, buscar uma reflexão mais profunda a respeito do que, por ora, julga-se ser uma lacuna deixada pela lei. Aspectos como as relações étnico-raciais, construção das subjetividades das meninas e meninos não-brancos, desconstrução dos discursos hegemônicos, políticas de branqueamento nos períodos pré e pós-abolicionista e currículo multicultural, todos no âmbito escolar também são trazidos à tona, por meio de reflexões provocativas desenvolvidas ao longo dos escritos. Palavras-chave: Leis 10. 639/03 e 11.645/08; Educação Física Escolar; Relações étnico-raciais; Currículo Multicultural.

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Publicado

2010-06-24

Cómo citar

Rodrigues, A. C. L. (2010). A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E LDB: ASSUMINDO A RESPONSABILIDADE NA APLICAÇÃO DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08. Reflexão E Ação, 18(1), 125-150. https://doi.org/10.17058/rea.v18i1.1242

Número

Sección

Artigos Temáticos