O direito à educação para pessoas em situação de restrição e privação de liberdade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12630

Palabras clave:

Educação e Direito. Restrição. Privação. Liberdade

Resumen

RESUMO Este artigo procura analisar o reconhecimento da Educação de Jovens e Adultos para pessoas em situação de restrição e privação de liberdade e seu significado para o alcance de desenvolvimento social, político, econômico e cultural da sociedade. Caracteriza-se como discussão sobre as políticas relacionadas à Educação dessas pessoas com a análise de efeitos da Globalização e do Neoliberalismo. Para compor este estudo, dialogamos com Haddad (2014), Dejours (2014), Julião (2014) e outros pesquisadores. A metodologia se deu em perspectiva crítica e os resultados sinalizaram a negligência do estado mínimo no atendimento às pessoas em situação de restrição e privação de liberdade. Palavras-chave: Educação e Direito. Restrição. Privação. Liberdade.

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Biografía del autor/a

Emerson Sandro Silva Saraiva, Universidade do Estado do Amazonas UEA Escola Normal Superior - ENS

Graduação em Pedagogia com Habilitação em Administração e Inspeção Escolar (2000), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2003), Mestrado em Educação (2007), Doutorando em Educação (2014-2018) pela Universidade Federal do Amazonas. Professor Assistente da Universidade do Estado do Amazonas, lotado na Escola Normal Superior, desde 2013 e Coordenador do Curso de Pedagogia da Escola Normal Superior - UEA. Professor da Secretaria Municipal de Educação - SEMED de Manaus (1995-2013). Professor da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC do Amazonas (1993-2013). Gestor Escolar da SEMED/Manaus (2005-2010). Coordenador Pedagógico da SEDUC/Amazonas (2012-2013). Professor Substituto do Departamento de Administração e Planejamento da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (2011-2012). Coordenação do Curso de Graduação em Pedagogia do Centro Universitário do Norte (UNINORTE/LAUREATE). Membro da Comissão de Avaliação do Conselho Estadual de Educação do Amazonas para o Curso de Graduação em Informática da Universidade do Estado do Amazonas (2011). Contato pelo email: esaraiva@uea.edu.br/emerson.saraiva@outlook.com

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Publicado

2019-05-01

Cómo citar

Saraiva, E. S. S., Matos, M. A. de S., & Andreatta, E. P. (2019). O direito à educação para pessoas em situação de restrição e privação de liberdade. Reflexão E Ação, 27(2), 95-111. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12630

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e Privação de Liberdade