CULTURA E AFRODESCENDÊNCIA: ORGANIZAÇÕES NEGRAS E SUAS ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM PORTO ALEGRE (1872-2002)
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v18i1.1338Palabras clave:
Educaçao, História, Educaçao de Negros, Organizaóes Negras, Identidade, Açoes AfirmativasResumen
RESUMO Esta pesquisa investigou e interpretou a construção de estratégias educacionais por afrodescendentes implementadas por várias organizações negras em Porto Alegre, RS, a partir dos finais do século XIX, ao longo da Primeira República, Estado Novo e respectivas redemocratizações, até o ano de 2002. Ao longo desse período, as organizações negras tiveram diferentes configurações, de acordo com seus contextos, suas formas de composição e suas reivindicações que surgem a partir das condições, ou falta delas, advindas da sociedade mais abrangente. Essas organizações de cunho religioso, de ajuda mútua, cultural ou, na perspectiva atual, de organizações não-governamentais encerraram em si uma característica comum que se traduz na preservação da identidade e nas reivindicações para o estabelecimento de condições dignas de sobrevivência aos afrodescendentes. Devido à ausência de documentação da trajetória histórico-educacional da população negra, nos meios oficiais de divulgação, estatísticas, historiografia tradicional, esta investigação visa registrar esta história através de publicações específicas e de relatos de pessoas de referência, os quais permitem recuperar um perfil da atuação dessas organizações e fixar a memória daquilo que diz respeito a suas construções e reivindicações históricas e educacionais. Palavras-chave: Organizações Negras – História –– Educação de Negros – Identidade – Ações AfirmativasDescargas
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