AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v19i1.1544Resumen
A falta de orientações pedagógicas para o contexto educativo de creche, bem como a ausência de instrumentos de avaliação destinados a crianças entre os 0 e os 3 anos impulsionou o desenvolvimento de um estudo intitulado: “A avaliação do desenvolvimento pessoal e social dos 0 aos 3 anos”. Este foi o caminho encontrado para aclarar noções de acolhimento de crianças, teorias de desenvolvimento infantil, orientações pedagógicas para a creche e avaliação nesta faixa etária. Os objectivos da investigação relacionaram-se com a identificação de teorias do desenvolvimento pessoal e social dos 0 aos 3 anos fundamentadoras desse desenvolvimento e suportaram a elaboração de uma grelha de observação/avaliação, que permitisse comparar as diferentes teorias do desenvolvimento pessoal e social até aos três anos. A perspectivação de um currículo para a creche, com o qual fosse possível avaliar e activar o desenvolvimento pessoal e social de crianças da primeira infância, constituiu o último objectivo do estudo.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de originales a este periódico implica la transferencia, por parte de los(las) autores/as, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del(la) autor/a, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los(las) autores/as solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas siempre y cuando se cite la fuente conforme la licencia CC-BY de Creative Commons. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.