AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores/as

  • Maria de Lurdes Cró

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v19i1.1544

Resumen

A falta de orientações pedagógicas para o contexto educativo de creche, bem como a ausência de instrumentos de avaliação destinados a crianças entre os 0 e os 3 anos impulsionou o desenvolvimento de um estudo intitulado: “A avaliação do desenvolvimento pessoal e social dos 0 aos 3 anos”. Este foi o caminho encontrado para aclarar noções de acolhimento de crianças, teorias de desenvolvimento infantil, orientações pedagógicas para a creche e avaliação nesta faixa etária. Os objectivos da investigação relacionaram-se com a identificação de teorias do desenvolvimento pessoal e social dos 0 aos 3 anos fundamentadoras desse desenvolvimento e suportaram a elaboração de uma grelha de observação/avaliação, que permitisse comparar as diferentes teorias do desenvolvimento pessoal e social até aos três anos. A perspectivação de um currículo para a creche, com o qual fosse possível avaliar e activar o desenvolvimento pessoal e social de crianças da primeira infância, constituiu o último objectivo do estudo.

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Publicado

2011-07-06

Cómo citar

Cró, M. de L. (2011). AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA. Reflexão E Ação, 19(1), 308-327. https://doi.org/10.17058/rea.v19i1.1544