NOVAS TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: POTENCIALIDADES NUM AMBIENTE COMPLEXO

Autores

  • Dulci Marlise Boettcher

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v19i1.1689

Resumo

Este artigo objetiva compreender o fenômeno técnico na sua complexidade, discutindo-o a partir de outras perspectivas que contribuam para uma mais educação que considere as necessidades individuais dos seres humanos, levando em conta a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem como ferramenta de trabalho e espaço virtual de convivência. Para tanto, são considerados como princípios norteadores, a teoria da Biologia da Cognição de Humberto Maturana e Francisco Varela, os estudos sobre tecnologia de Pierre Levy, bem como os pressupostos sobre complexidade de Edgar Morin. A Internet, considerando suas características como a recursividade, interação e autonomia, possibilita a construção do aprendizado, e mais especificamente do aprendizado da língua inglesa. Esse ambiente complexo serve, dessa forma, como importante instrumento de potencialização do conhecimento/subjetividade, mostrando resultados importantes na aprendizagem dessa língua, por enfatizar o estar junto virtual e estabelecer novas relações com o saber que oportuniza a construção do conhecimento e de novos cenários mundiais. Palavras-chave: Espaço digital-Construção do Conhecimento-Complexidade-Virtualidade - Língua Inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-06

Como Citar

Boettcher, D. M. (2011). NOVAS TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: POTENCIALIDADES NUM AMBIENTE COMPLEXO. Reflexão E Ação, 19(1), 296-307. https://doi.org/10.17058/rea.v19i1.1689