TRANSFERÊNCIA DE HABILIDADES INTERGERACIONAL, INCERTEZA E EMANCIPAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v19i1.2014Resumen
O presente artigo tem origem em pesquisa acadêmica cujo objetivo foi descrever e analisar, a partir da história de vida de dezesseis trabalhadores que buscaram a agência Sine de Santa Cruz do Sul, as formas como trabalhadores de antigas e novas gerações experienciam e representam as transformações no trabalho e em sua formação cultural, especialmente sua formação escolar e a de seus filhos. Destacamos três questões que emergiram da análise e que nos auxiliam a compreender o fenômeno em questão: a) A transferência de habilidades intergeracional como parte significativa da trajetória de formação; b) A incerteza que caracteriza a vida dos entrevistados, que se reflete na dificuldade de estabelecerem os parâmetros de sua formação; c) As possibilidades emancipatórias contidas nas trajetórias de formação desses sujeitos, no contexto da economia informacional. Para a realização da pesquisa, nos servimos de entrevistas semi-estruturadas aprofundadas. Palavras-chave: educação e trabalho. Educação de jovens e adultos. Emancipação. Teoria crítica. Histórias de vida.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de originales a este periódico implica la transferencia, por parte de los(las) autores/as, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del(la) autor/a, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los(las) autores/as solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas siempre y cuando se cite la fuente conforme la licencia CC-BY de Creative Commons. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.