GESTÃO DE PESSOAS: DE RECURSOS HUMANOS AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v19i1.2028Resumen
Este ensaio teórico-empírico tem como objetivo possibilitar reflexões sobre o processo de constituição da área de Gestão de Pessoas no que tange a concepção de homem, de mundo e de sociedade, revelando a possibilidade de elevar o processo de gerenciamento de recursos humanos ao de desenvolvimento humano e social. Para tanto, situamos como realidade concreta para estudo neste ensaio, a área de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no que se refere a sua ação como unidade administrativa diante da política de desenvolvimento e do contexto no qual está inserida. A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS/UFSC) é um órgão executivo da administração superior, criada com o objetivo de auxiliar o Reitor em suas tarefas na área de Gestão de Pessoas, com vistas à melhoria do nível de qualidade de vida no trabalho do servidor , a sua potencialização como agente de transformação social e a humanização das relações de trabalho. Concebemos que a área de Gestão de Pessoas é um desafio lógico. É viver entre a utopia e a realidade cada vez mais estreita e sufocante, e das contradições e antagonismos do que é necessário fazer e o que verdadeiramente se faz diante da tônica do desenvolvimento. Palavras-chaves: Gestão de Pessoas; Desenvolvimento; Trabalho; Universidade.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de originales a este periódico implica la transferencia, por parte de los(las) autores/as, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del(la) autor/a, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los(las) autores/as solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas siempre y cuando se cite la fuente conforme la licencia CC-BY de Creative Commons. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.