A EXPERIÊNCIA DENTRO DO PROCESSO FORMADOR EDUCATIVO EM: FROEBEL, FREINET E DEWEY
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2171Palabras clave:
Modernidade, Experiência, Escola Nova.Resumen
O presente trabalho objetiva apresentar as características e conceitos da Escola Nova ou Escola Ativa a partir do pensamento de alguns intelectuais da educação: Froebel, Freinet e Dewey. Contribui para o entendimento de como a experiência e outros preceitos escolanovista foram abordados e apropriados dentro do pensamento educacional destes três intelectuais da educação . O texto apresenta considerações referentes à educação e à Escola Nova, com o intuito de expor o ideário a cerca do contexto escolar segundo a visão destes intelectuais identificados em obras que caracterizam estes aspectos. O texto inicia com Froebel evidenciando seu olhar sob a educação embasado no que denomina de Unidade Vital. Em seguida apresenta Freinet, vislumbrando seu pensamento a respeito da Escola Popular Francesa, seguindo para Dewey com seu pensamento reflexivo entre escola e vida.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de originales a este periódico implica la transferencia, por parte de los(las) autores/as, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del(la) autor/a, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los(las) autores/as solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas siempre y cuando se cite la fuente conforme la licencia CC-BY de Creative Commons. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.