A EXPERIÊNCIA DENTRO DO PROCESSO FORMADOR EDUCATIVO EM: FROEBEL, FREINET E DEWEY

Autores/as

  • Ana Paula Ennes de Miranda Eto
  • Nicanor Palhares Sá

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2171

Palabras clave:

Modernidade, Experiência, Escola Nova.

Resumen

O presente trabalho objetiva apresentar as características e conceitos da Escola Nova ou Escola Ativa a partir do pensamento de alguns intelectuais da educação: Froebel, Freinet e Dewey. Contribui para o entendimento de como a experiência e outros preceitos escolanovista foram abordados e apropriados dentro do pensamento educacional destes três intelectuais da educação . O texto apresenta considerações referentes à educação e à Escola Nova, com o intuito de expor o ideário a cerca do contexto escolar segundo a visão destes intelectuais identificados em obras que caracterizam estes aspectos. O texto inicia com Froebel evidenciando seu olhar sob a educação embasado no que denomina de Unidade Vital. Em seguida apresenta Freinet, vislumbrando seu pensamento a respeito da Escola Popular Francesa, seguindo para Dewey com seu pensamento reflexivo entre escola e vida.

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Publicado

2011-07-05

Cómo citar

Ennes de Miranda Eto, A. P., & Palhares Sá, N. (2011). A EXPERIÊNCIA DENTRO DO PROCESSO FORMADOR EDUCATIVO EM: FROEBEL, FREINET E DEWEY. Reflexão E Ação, 19(2), 56-74. https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2171