RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Marcio Hoff

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v15i1.223

Palabras clave:

educação de jovens e adultos – políticas públicas para a EJA – formação de professores – pesquisa participante.

Resumen

O Objetivo desse documento é fazer um breve relato da evolução da Educação de Jovens e Adultos no panorama histórico-educacional do Brasil, sobretudo a partir do século XX, até chegar à década de 90, com a redação da nova LDBEN e as diretrizes para a EJA nela contida, enfocando a situação dessa modalidade de ensino pós-LDB, sobretudo em relação à formação pedagógica de professores para nela atuarem. O texto traz à tona a problemática da necessidade e dos espaços de formação permanente e continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos e relata uma experiência prática de formação realizada com a participação de professores da rede estadual de ensino nos municípios de Cidreira, Capivari e Palmares do sul, no Rio Grande do Sul. Abordando a pesquisa participante a partir da sala de aula, os encontros aconteceram de julho a dezembro de 2006, com o apoio da UNESCO, da Secretaria Estadual de Educação e em convênio com a UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul.

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Publicado

2008-03-06

Cómo citar

Hoff, M. (2008). RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 15(1), 43-57. https://doi.org/10.17058/rea.v15i1.223