RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v15i1.223Palabras clave:
educação de jovens e adultos – políticas públicas para a EJA – formação de professores – pesquisa participante.Resumen
O Objetivo desse documento é fazer um breve relato da evolução da Educação de Jovens e Adultos no panorama histórico-educacional do Brasil, sobretudo a partir do século XX, até chegar à década de 90, com a redação da nova LDBEN e as diretrizes para a EJA nela contida, enfocando a situação dessa modalidade de ensino pós-LDB, sobretudo em relação à formação pedagógica de professores para nela atuarem. O texto traz à tona a problemática da necessidade e dos espaços de formação permanente e continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos e relata uma experiência prática de formação realizada com a participação de professores da rede estadual de ensino nos municípios de Cidreira, Capivari e Palmares do sul, no Rio Grande do Sul. Abordando a pesquisa participante a partir da sala de aula, os encontros aconteceram de julho a dezembro de 2006, com o apoio da UNESCO, da Secretaria Estadual de Educação e em convênio com a UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de originales a este periódico implica la transferencia, por parte de los(las) autores/as, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del(la) autor/a, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los(las) autores/as solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas siempre y cuando se cite la fuente conforme la licencia CC-BY de Creative Commons. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.