NARRAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA. PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Andrea Alliaud

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2357

Resumen

Este artigo relaciona ensino, narração e formação. Os docentes são contadores e intérpretes de textos no processo de ensino. Pouco freqüente, no entanto, é que se apresentem como intérpretes narradores e produtores de histórias acerca de suas experiências na escola. Defenderemos aqui, que são essas histórias que têm um alto poder formativo, tanto para aqueles que as produzem como para seus possíveis ouvintes. Recuperar as experiências pedagógicas para torná-las comunicáveis aos outros requer processos de reflexão, promove a criação e servem de inspiração para aqueles que ensinam. Colocar em circulação tais relatos, compartilhá-los, confrontá-los com os conhecimentos formalizados, em busca da conformação de uma história comum, constitui uma alternativa para o fortalecimento de nosso ofício. Em tempos de complexidade e incerteza, os saberes da experiência, por estarem implicados com o que somos e com o que fazemos, abrem possibilidades, promovem criações e novas produções. À medida que rompem com a lógica do predizer e do prescrever podem se tornar produtivos para o enfrentamento dos processos de transformação da prática docente. Palavras-chave: formação docente - experiência - narração - ensino - saberes docentes

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2011-07-05

Cómo citar

Alliaud, A. (2011). NARRAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA. PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE. Reflexão E Ação, 19(2), 92-108. https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2357