EXPERIÊNCIA E DOCUMENTAÇÃO: É POSSÍVEL ARTICULAR ESTES CONCEITOS?

Autores/as

  • Cláudia Inês Horn
  • Jacqueline Silva da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2369

Resumen

Este trabalho apresenta o conceito de experiência fundamentado em Larrosa (2002, 2004) e a sua articulação com a documentação pedagógica. A experiência é o que nos passa, ou o que nos acontece, ou o que nos toca. O sujeito da experiência seria como um território de passagem, na qual aquilo que passa afeta de algum modo. A documentação pedagógica é vista como uma possibilidade de tornar visível a construção da memória do grupo de crianças em seu contexto escolar, trazendo os conceitos de observação, registro e reflexão como ações estruturantes, inter-relacionadas e inerentes ao processo documentar. Na medida em que o acontecimento experiência ocorre no contexto escolar, nas relações e interações entre criança-criança e crianças-adultos, a estratégia da documentação pedagógica se faz importante no sentido de revisitar, relembrar, revelar as aprendizagens das crianças. PALAVRAS CHAVES: Experiência. Documentação Pedagógica. Educação Infantil. Contexto escolar. Criança.

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Publicado

2011-07-05

Cómo citar

Horn, C. I., & Silva da Silva, J. (2011). EXPERIÊNCIA E DOCUMENTAÇÃO: É POSSÍVEL ARTICULAR ESTES CONCEITOS?. Reflexão E Ação, 19(2), 136-145. https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2369