A UNIVERSIDADE DE HOJE NUMA ENCRUZILHADA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.2999Palabras clave:
Universidade, formação ética, pós-modernidade, BolonhaResumen
Desde 1999, data da assinatura da Declaração de Bolonha, se não antes, a universidade tem vindo a ser objeto de um intenso debate. Ressalvadas algumas particularidades, nos encontramos, por um lado, com um modo de pensar a universidade que não quer renunciar ao seu passado e centra seu olhar numa história mais ou menos gloriosa, e, por outro, nos achamos diante de um discurso que defende uma universidade adaptada aos tempos atuais, uma nova universidade que talvez pouco tenha que ver com seu passado. Ambas concepções têm aspectos positivos, mas também apresentam debilidades e, o que é mais importante, nenhuma delas oferece uma explicação completa sobre a universidade requerida pela pós-modernidade. Defendemos que, longe do que possa parecer, não se trata de posições contrapostas nem incompatíveis. O presente trabalho procura oferecer um possível ponto intermédio.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de originales a este periódico implica la transferencia, por parte de los(las) autores/as, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del(la) autor/a, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los(las) autores/as solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas siempre y cuando se cite la fuente conforme la licencia CC-BY de Creative Commons. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.