A UNIVERSIDADE DE HOJE NUMA ENCRUZILHADA

Autores/as

  • Marta Burguet
  • Francisco Esteban
  • Maria Rosa Buxarrais
  • María Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.2999

Palabras clave:

Universidade, formação ética, pós-modernidade, Bolonha

Resumen

Desde 1999, data da assinatura da Declaração de Bolonha, se não antes, a universidade tem vindo a ser objeto de um intenso debate. Ressalvadas algumas particularidades, nos encontramos, por um lado, com um modo de pensar a universidade que não quer renunciar ao seu passado e centra seu olhar numa história mais ou menos gloriosa, e, por outro, nos achamos diante de um discurso que defende uma universidade adaptada aos tempos atuais, uma nova universidade que talvez pouco tenha que ver com seu passado. Ambas concepções têm aspectos positivos, mas também apresentam debilidades e, o que é mais importante, nenhuma delas oferece uma explicação completa sobre a universidade requerida pela pós-modernidade. Defendemos que, longe do que possa parecer, não se trata de posições contrapostas nem incompatíveis. O presente trabalho procura oferecer um possível ponto intermédio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2012-12-18

Cómo citar

Burguet, M., Esteban, F., Buxarrais, M. R., & Azevedo, M. (2012). A UNIVERSIDADE DE HOJE NUMA ENCRUZILHADA. Reflexão E Ação, 20(2), 327-346. https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.2999