APRENDIZAGEM E INCLUSÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS ATUAIS E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO ESPAÇO PEDAGÓGICO

Autores/as

  • Cesar Bridi Filho

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v17i1.765

Resumen

Este artigo tem como objetivo principal, fazer uma reflexão ampla sobre o momento da pesquisa e das produções atuais, no campo da Educação Especial. Ao longo do seu desenvolvimento, busca questionar os rumos recentes no campo educacional, mais precisamente no que tange aos processos inclusivos. Ao mapear esses territórios, a discussão envereda para os campos e territórios a serem explorados, como uma possibilidade de ampliação da compreensão dos elementos que envolvem os processos inclusivos. O caminho pretendido faz um resgate do papel social da escola e desta com a construção do conhecimento. Ao referendar o conhecimento, o trabalho busca relacionar a aprendizagem estabelecida no espaço singular das formulações cognitivas e em quais parâmetros esta pode ser efetivada e avaliada. O tema da avaliação é visto como uma forma de compreender as construções internas que se estabelecem para além das construções relacionais apresentadas até o momento. A ampla discussão serve para, de forma didática, compreender como o processo cognitivo se estabelece nesse novo momento do contexto escolar. Ao trazer esses elementos intrinsecamente relacionados, que obedecem a formações diferenciadas, porém inter-relacionadas, ficam os questionamentos dos parâmetros estabelecidos para a sua compreensão e desenvolvimento, suas normativas de apoio e as ações desenvolvidas para sua efetivação.

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Publicado

2009-06-15

Cómo citar

Filho, C. B. (2009). APRENDIZAGEM E INCLUSÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS ATUAIS E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO ESPAÇO PEDAGÓGICO. Reflexão E Ação, 17(1), 28-41. https://doi.org/10.17058/rea.v17i1.765