EL MATERIALISMO DIALÉCTICO DE LA PEDAGOGÍA CRÍTICA DE PAULO FREIRE

Autores/as

  • Wayne Au University of Washington Bothel, School of Educational Studies

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.9814

Resumen

É difícil enfatizar a importância de Freire para educadores radicais, progressistas, críticos e que lutam por justiça social nos EUA e em todo o mundo. A popularização de Freire e sua concepção de pedagogia crítica resultaram na recontextualização do trabalho de Freire em uma variedade de cenários. No entanto, apesar de importantes livros sobre a política marxista de Freire, sua concepção marxista de consciência, e o poder de seu legado para professores e ativistas, a popularidade de Freire entre educadores progressistas "respeitáveis" fez com que a natureza marxista de sua pedagogia fosse muitas vezes não dita. Este artigo argumenta que, em sua essência, a concepção de Freire de pedagogia crítica se baseia no materialismo marxista e dialético. Além disso, este trabalho defende a pedagogia crítica de Freire de vários detratores, a maioria dos quais mantém profundos mal-entendidos do materialismo dialético de Freire - e, portanto, propagam críticas profundamente equivocadas de sua pedagogia.

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Biografía del autor/a

Wayne Au, University of Washington Bothel, School of Educational Studies

Função: Associate professor Focos de pesquisa: Educational equity, High-stakes testing, Curriculum theory, Educational policy studies and Social studies education.

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Publicado

2017-08-23

Cómo citar

Au, W. (2017). EL MATERIALISMO DIALÉCTICO DE LA PEDAGOGÍA CRÍTICA DE PAULO FREIRE. Reflexão E Ação, 25(2), 171-195. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.9814