EL MATERIALISMO DIALÉCTICO DE LA PEDAGOGÍA CRÍTICA DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.9814Resumen
É difícil enfatizar a importância de Freire para educadores radicais, progressistas, críticos e que lutam por justiça social nos EUA e em todo o mundo. A popularização de Freire e sua concepção de pedagogia crítica resultaram na recontextualização do trabalho de Freire em uma variedade de cenários. No entanto, apesar de importantes livros sobre a política marxista de Freire, sua concepção marxista de consciência, e o poder de seu legado para professores e ativistas, a popularidade de Freire entre educadores progressistas "respeitáveis" fez com que a natureza marxista de sua pedagogia fosse muitas vezes não dita. Este artigo argumenta que, em sua essência, a concepção de Freire de pedagogia crítica se baseia no materialismo marxista e dialético. Além disso, este trabalho defende a pedagogia crítica de Freire de vários detratores, a maioria dos quais mantém profundos mal-entendidos do materialismo dialético de Freire - e, portanto, propagam críticas profundamente equivocadas de sua pedagogia.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de originales a este periódico implica la transferencia, por parte de los(las) autores/as, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del(la) autor/a, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los(las) autores/as solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas siempre y cuando se cite la fuente conforme la licencia CC-BY de Creative Commons. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.