Análise da Meta 4 do Plano Nacional de Educação: estudos realizados em Mangaratiba – RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17047

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Cumprimento da Meta 4 do PNE, Mangaratiba/RJ

Resumo

O artigo analisou o cumprimento da Meta 4 do Plano Nacional de Educação no município de Mangaratiba. O objetivo foi analisar como o município efetiva a implementação da meta 4 em seu respectivo Plano Municipal de Educação. Emprega-se à metodologia qualitativa, de cunho bibliográfico, com análise documental comparativa. Os resultados evidenciaram que o município investigado possui um planejamento das ações para o desenvolvimento da política em questão, embora não contemple todas as estratégias da Meta 4. É possível afirmar que o município planejou as ações, mas não deu transparência no acompanhamento.

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Biografia do Autor

Elaine Alves Leite, Universidade Federal Fluminense

Resumo Mestranda no Programa De Pós-Graduação Em Educação Escolar Mestrado Profissional - PPGEEPROF pela UNIR, Analista de Sistemas (2006), Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior (2007), Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica (2007); Pós-Graduada em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar (2007); Pós-Graduada em Gestão e Segurança do Trabalho (2009); Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial (2009). Atualmente é Professora em Regime de Dedicação Exclusiva do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/Campus Ji-Paraná, atuando nos cursos: Licenciatura em Química, Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Nota 5 MEC), atua como formadora de profissionais da educação na área de tecnologia. É pesquisadora da área de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade na Produção de Documentos. Coordenadora do Ensino à Distância - IFRO Campus Ji-Paraná, gestora dos cursos EAD Campus Ji-Paraná: MEDIOTEC - Cursos Técnicos Concomitantes Ao Ensino Médio; Curso Técnico Em Administração Subsequente Ao Ensino Médio; Superior De Tecnologia Em Gestão Comercial; Superior De Tecnologia Em Gestão Pública; Coordenadora dos Cursos De Formação Continuada Em Serviço: Tecnologia Assistiva Com Ênfase Na Educação Especial Na Perspectiva Inclusiva Curso De Formação Continuada Em Serviço De Professores: Tecnologias Educacionais Para Ensinar E Aprender. Participou do Projeto Empoderamento da Mulher; Participou do Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado de Rondônia – Escola de Conselhos IFRO. Coordenou como Adjunta os cursos: FIC - Motorista de Transporte Escolar; FIC - Agente de Inclusão Digital em Centros Públicos de Acesso à Internet; FIC - Motorista de Transporte de Produtos Perigosos; FIC - Assistente de Logística; FIC - Motorista de Transporte de Passageiros; FIC - Motorista de Transporte de Carga; FIC - Operador de Computador; FIC - Administrador de Banco de Dados do Programa Novos Caminhos do Governo Federal. Linhas de Linhas de Pesquisa: Culturas, Diferenças e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (EPAEE); Inclusão de Estudante Público Alvo da Educação Especial (EPAEE) e Diversidade Estudo de Processos, Métodos e Linguagem de Programação Aplicadas ao Desenvolvimento de Softwares; O Pensamento Computacional e seu impacto na diversidade e inclusão; Membro do grupo de trabalho em educação especial na perspectiva inclusiva - simpósio internacional trabalho, relações de trabalho, educação e identidade – SITRE 2022. Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE). Grupo de Pesquisa: TeCEADI+; GPPDS; EDUCA e GEPEIN

Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF. Coordenador do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão da UFF. Líder do grupo de pesquisa CNPq: TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. É professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá. Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas (1995) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atuou como professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, - Fez parte do comitê editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) . Passou de Abril de 2013 a Novembro de 2013 como Professor Visitante no DCC-UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade e Inclusão, Educação a Distância, Informática na Educação e engenharia de software aplicada a educação

Ruth Maria Mariani Braz, Curso de mestrado profissional em diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spreed The Sign no Brasil. Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia assistivas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Coordeno o projeto Galileu Galilei, Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, sensibilização, adaptação de materiais e brincar.

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

Alves Leite, E., da Silva Pinto, S. C. C., & Mariani Braz, R. M. (2022). Análise da Meta 4 do Plano Nacional de Educação: estudos realizados em Mangaratiba – RJ. Reflexão E Ação, 30(2), 196-211. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17047

Edição

Seção

Artigos do Fluxo