O ENSINO DE LIBRAS PARA SURDOS – UMA VISÃO DE PROFESSORES SURDOS

Autores

  • Carolina Hessel Silveira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v16i2.576

Palavras-chave:

ensino de LIBRAS – educação de surdos – professores surdos

Resumo

O objetivo do presente estudo, parte de Dissertação de Mestrado em Educação, foi analisar representações que professores surdos de Língua de Sinais têm em relação aos objetivos, à importância e às dificuldades do próprio ensino de LIBRAS. O suporte teórico veio dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos. Foram entrevistados 10 professores surdos de escolas do Rio Grande do Sul, sendo suas entrevistas realizadas em LIBRAS e gravadas em vídeo. As perguntas das entrevistas foram: qual a função do ensino de Língua de Sinais; se os professores viam relação entre este ensino e o empoderamento dos alunos; o que professores de outras disciplinas achavam dos professores dessa disciplina (LS); qual a relação entre identidade surda e currículo de língua de sinais. A análise das entrevistas mostrou que os professores reconhecem a importância deste ensino e sua relevância para as identidades surdas, mas relataram dificuldades como: insuficiente participação dos alunos na comunidade surda; isolamento dos professores surdos em algumas escolas, sem terem com quem trocar idéias; discriminação em relação aos professores de LIBRAS; insegurança de alguns professores sobre o currículo trabalhado. A análise mostrou aspectos positivos, mas também mostrou que ainda há muito o que fazer no ensino escolarizado de LIBRAS.

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Publicado

2009-03-04

Como Citar

Silveira, C. H. (2009). O ENSINO DE LIBRAS PARA SURDOS – UMA VISÃO DE PROFESSORES SURDOS. Reflexão E Ação, 16(2), 105-125. https://doi.org/10.17058/rea.v16i2.576

Edição

Seção

Artigos Especiais