Educação Física e saúde: percepção de alunos de graduação em Educação Física

Autores

  • Maria Luci Esteves Santiago UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Monik Scarlleth Scarleth Moreira dos Santos Universidade Federal do Piauí
  • Alex Soares Marreiros Ferraz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v1i2.11958

Resumo

Introdução: o tema Saúde tem sido tratado em sua relação com a Educação Física (EF) em um entendimento restrito, fato que se torna preocupante no processo de formação inicial, sendo muitas vezes o exercício físico colocado como o “elixir da vida”, reduzindo os complexos fenômenos da promoção, prevenção e recuperação da saúde. Objetivo: o presente estudo buscou identificar o nível de entendimento de estudantes de Educação Física, sobre o conceito de saúde, buscando refletir esclarecer as relações que estes fazem da saúde e exercício, dos seus determinantes sociais. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratório. A amostra foi composta por 23 graduandos. Resultados: observou-se que os alunos apresentam entendimento restrito sobre saúde, estabelecendo associações causais entre EF e saúde, desprivilegiando os seus determinantes sociais. Conclusão: destacamos a necessidade de ampliação das possibilidades de construção de uma concepção mais ampla de saúde, de sua relação com a EF.

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Biografia do Autor

Maria Luci Esteves Santiago, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

RESIDêNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Monik Scarlleth Scarleth Moreira dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí

Especialização em Atividade Física e Saúde

Alex Soares Marreiros Ferraz, Universidade Federal do Ceará

Alex S. M. Ferraz, Dr
 
Universidade Federal do Ceará
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Publicado

2018-10-10

Como Citar

Santiago, M. L. E., Santos, M. S. S. M. dos, & Ferraz, A. S. M. (2018). Educação Física e saúde: percepção de alunos de graduação em Educação Física. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 1(2), 86-95. https://doi.org/10.17058/rips.v1i2.11958

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL