Educação Física e saúde: percepção de alunos de graduação em Educação Física
DOI :
https://doi.org/10.17058/rips.v1i2.11958Résumé
Introdução: o tema Saúde tem sido tratado em sua relação com a Educação Física (EF) em um entendimento restrito, fato que se torna preocupante no processo de formação inicial, sendo muitas vezes o exercício físico colocado como o “elixir da vida”, reduzindo os complexos fenômenos da promoção, prevenção e recuperação da saúde. Objetivo: o presente estudo buscou identificar o nível de entendimento de estudantes de Educação Física, sobre o conceito de saúde, buscando refletir esclarecer as relações que estes fazem da saúde e exercício, dos seus determinantes sociais. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratório. A amostra foi composta por 23 graduandos. Resultados: observou-se que os alunos apresentam entendimento restrito sobre saúde, estabelecendo associações causais entre EF e saúde, desprivilegiando os seus determinantes sociais. Conclusão: destacamos a necessidade de ampliação das possibilidades de construção de uma concepção mais ampla de saúde, de sua relação com a EF.Téléchargements
Références
Brugnerotto F, Simões R. Caracterização dos currículos de formação profissional em Educação Física: um enfoque sobre a saúde. Physis Revista de Saúde Coletiva. 2009; 19(1):149-72.
Barbosa-Rinaldi IP. Formação inicial em Educação Física: uma nova Epistemologia da prática docente. Movimento. 2008; 14(3):185-207.
Carvalho YM. Educação Física e saúde coletiva: uma introdução. In: LUZ MT, organizador. Novos saberes e práticas em saúde coletiva: estudo sobre racionalidades médicas e atividades corporais. 3a ed. São Paulo: Hucitec; 2007. p. 19-34.
Alves FS, Carvalho YM. Práticas corporais e grande saúde: um encontro possível. Movimento. 2010; 16(4):229-44.
Comissão Nacional Sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS). As causas sociais das iniquidades em saúde no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: CNSDSS; 2008.
Devide FP. Educação Física, qualidade de vida e saúde: campos de intersecção e reflexões sobre a intervenção. Movimento. 2002; 8(2):77-84.
Lei Federal nº 12.864, de 24 de setembro de 2013. Altera o caput do art. 3o da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, incluindo a atividade física como fator determinante e condicionante da saúde. Diário Oficial da União, 25 Set 2013.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10a ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco; 2007.
Haguette TMF. Metodologias qualitativas na sociologia. 4a ed. Petrópoles: Vozes; 1995.
Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas; 2007.
Triviños ANS. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas; 1987.
Caregnato R C A, Mutti R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enfermagem. 2006; 15(4):679-84.
Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo : Edições 70; 2004.
Batistella C. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. In: Fonseca AF, organizador. O território e o processo saúde- doença. Rio de Janeiro: EPSJ/ Fiocruz; 2007. p. 5-88.
Caponi S. A saúde como objeto de reflexão filosófica. In: Bagrichevsky M, Palma A, Estevão A, organizadores. A saúde em debate na educação física. Blumenau: Edibes; 2003. p. 115-36.
Palma, A; Estevão, A; Bagrichevsky, M. Considerações teóricas acerca das questões relacionadas à promoção da saúde. In: Bagrichevsky M, Palma A, Estevão A, organizadores. A saúde em debate na Educação Física. Blumenau: Edibes; 2003. p. 15-32.
Buss P M, Pellegrini Filho A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis. 2007; 17(1):77-93.
Ministério da Saúde. 8ª Conferência Nacional de Saúde: Relatório final. Brasília, DF; 1986.
Soares CL. Educação Física: raízes européias e Brasil. 4a ed. Campinas: Autores Associados; 2007.
Nahas MV. Fundamentos da Aptidão Física Relacionados à Saúde. 2a ed. Florianópolis: Editora da UFSC; 1989.
Bõhme MT. Aptidão Física- Aspectos teóricos. Revista Paulista de Educação Física. 1993; 7(2):52-65.
Haskell WL, Lee IM, Pate RR, Powell KE, Blair SN, Franklin BA, et al. Physical Activity and Public Health: Updated Recommendation for Adults From the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Circulation. 2007; 116:1081-93.
Ferreira MS. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2001; 22(2): 41-54.
Ferreira MS, Castiel LD, Cardoso MHCA. A patologização do sedentarismo. Saúde soc. 2012; 21(4):836-47.
Rocha VM, Centurião CH. Profissionais da saúde: formação, competência e responsabilidade social. In: Fraga AB, Wachs F, organizador. Educação Física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: Editora da UFRGS; 2007. p. 17-32.
Luz MT. Novos saberes e práticas em saúde coletiva: estudo sobre racionalidades médicas e atividades corporais. 3a ed. São Paulo: Hucitec; 2007.
Santiago MLE, Pedrosa JI, Ferraz ASM. A Formação em Saúde à Luz do Projeto Pedagógico e das Diretrizes Curriculares da Educação Física. Movimento. 2016; 22(2):443-58.
Carvalho YM. O ‘mito’ da atividade física e saúde. São Paulo: Hucitec; 2004.
Ceccim RB, Bilibio LF. Singularidades da Educação Física na saúde: desafios à educação de seus profissionais e ao matriciamento interprofissional. In: Fraga AB, Wachs F, organizadores. Educação Física e Saúde Coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: Editora da UFRGS; 2007. p. 47-62.
Dahlgren G, Whitehead M. Policies and Strategies to Promote Social equity in Health. Stockholm: Institute of Future Studies; 1991.
Albuquerque GSC, Silva MJS. Sobre a saúde, os determinantes da saúde e a determinação social da saúde. Saúde debate. 2014; 38(103):953-65.
Ministério da Saúde. Curso de aperfeiçoamento: Implementação da Política de Promoção da Saúde: Programa Academia da Saúde. Brasília: MS; 2015.
Florindo AA, Hallal PC. Epidemiologia da Atividade Física. 1a ed. São Paulo: Atheneu; 2011.
Seabra AF, Mendonça DM, Thomis MA, Anjos LA, Maia JA. Determinantes biológicos e sócio-culturais associados à prática de atividade física de adolescentes. Cad. Saúde Pública. 2008. 24(4):721-36.
Palma A. Educação Física, corpo e saúde: uma reflexão sobre outros “modos de olhar”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2001. 22(2):23-39.
Belloch A, Olabarria B. El modelo bio-psico-social: un marco de referencia necesario para el psicólogo clínico. Revista Clinica e Salud. 1993. 4(2):181-90.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.