Análise do conceito de saúde abordado nas aulas de Educação Física escolar: uma revisão integrativa

Autores

  • Gabriela Rezende de Oliveira Venturini Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Mauro Lúcio Mazini Filho Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil
  • Henrique Menezes Touguinha Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica, Universidade Camilo Castelo Branco, SP, Brasil
  • Juliana Brandão Pinto de Castro Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) http://orcid.org/0000-0002-5656-0782
  • Marcos Rodrigues Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil
  • Rodrigo Gomes de Souza Vale Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Laboratório de Fisiologia do Exercício, Universidade Estácio de Sá, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3049-8773

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v1i2.12105

Resumo

Objetivo: revisar, em estudos publicados na literatura, como o conceito de saúde tem sido abordado nas aulas de Educação Física em escolas brasileiras. Método: foi realizada uma revisão integrativa tendo como fonte de dados artigos completos encontrados utilizando os descritores “concept formation”, “health” e “physical education and training” nas bases de dados: PubMed, Periódicos Capes, SciELO e Bireme. O período de busca foi de março a abril de 2016. Resultados: inicialmente, foram encontrados 25 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão, sete publicações foram selecionadas para um estudo detalhado. As datas de publicação variaram de 2007 a 2015, sendo cinco artigos pesquisas qualitativas e dois ensaios. Considerações finais: a discussão deste tema nas aulas de Educação Física escolar precisa ser ampliada, considerando que a maioria dos artigos relataram um conceito de saúde eminentemente biologicista e que poucos abordaram um conceito amplo, reduzindo a saúde a ausência de enfermidades.

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Biografia do Autor

Gabriela Rezende de Oliveira Venturini, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciada e Bacharel em Educaçãoo Física

Esp. em Atividades de Academia pela UNIFOA

Esp. em Atividade Física em Saúde e Reabilitação Cardíaca pela UFJF

Esp. em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo pela UNIFOA

Esp. em Educação a Distância pela FIJ

Esp. em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pela UNISOCIESC

Ms. em Ciência do Exercício e do Esporte - PPGCEE/IEFD da UERJ

Doutoranda em Ciências do Exercício e do Esporte - PPGCEE/IEFD da UERJ

Perito do Ministério do Esporte

Perito do Ministério da Cultura

Juliana Brandão Pinto de Castro, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pelo Instituto de Nutrição da UERJ. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UERJ.

Rodrigo Gomes de Souza Vale, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Laboratório de Fisiologia do Exercício, Universidade Estácio de Sá, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil.

Pós-Doutor em Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor em Ciências da Saúde, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Adjunto do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD/UERJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE/UERJ). Professor Adjunto do curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá, Cabo Frio, RJ.

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Publicado

2018-10-10

Como Citar

Venturini, G. R. de O., Filho, M. L. M., Touguinha, H. M., Castro, J. B. P. de, Pereira, M. R., & Vale, R. G. de S. (2018). Análise do conceito de saúde abordado nas aulas de Educação Física escolar: uma revisão integrativa. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 1(2), 119-126. https://doi.org/10.17058/rips.v1i2.12105

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO