Análise do conceito de saúde abordado nas aulas de Educação Física escolar: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.17058/rips.v1i2.12105Resumen
Objetivo: revisar, em estudos publicados na literatura, como o conceito de saúde tem sido abordado nas aulas de Educação Física em escolas brasileiras. Método: foi realizada uma revisão integrativa tendo como fonte de dados artigos completos encontrados utilizando os descritores “concept formation”, “health” e “physical education and training” nas bases de dados: PubMed, Periódicos Capes, SciELO e Bireme. O período de busca foi de março a abril de 2016. Resultados: inicialmente, foram encontrados 25 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão, sete publicações foram selecionadas para um estudo detalhado. As datas de publicação variaram de 2007 a 2015, sendo cinco artigos pesquisas qualitativas e dois ensaios. Considerações finais: a discussão deste tema nas aulas de Educação Física escolar precisa ser ampliada, considerando que a maioria dos artigos relataram um conceito de saúde eminentemente biologicista e que poucos abordaram um conceito amplo, reduzindo a saúde a ausência de enfermidades.Descargas
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