Validação e utilização de novas tecnologias na saúde e educação: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.17058/rips.v1i3.12580Resumo
Objetivo: buscar na literatura nacional e internacional informações sobre o uso de tecnologias educativas na atuação multiprofissional de saúde. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As produções foram coletadas nas bases LILACS; ADOLEC e no Portal SciELO, utilizando como recorte temporal o período de 2011 a 2017, nos idiomas português, inglês, espanhol selecionadas a partir dos descritores: Software AND Validação de Programas de Computador AND Saúde OR Educação. Ao final, procedeu-se à análise de nove artigos. Resultados: a pesquisa confirmou as evidências científicas analisadas, constatou a importância da validação de novas tecnologias por meio de instrumentos seguros e confiáveis. Conclusão: a utilização das tecnologias favorece o processo de ensino-aprendizagem dos enfermeiros, que podem ter acesso a informações de maneira eficaz, rápida e segura, além de permitir o monitoramento dos problemas do paciente.Downloads
Referências
Lorenzetti J, Trindade LL, Pires DEP, Ramos FRS. Tecnologia, Inovação Tecnológica E Saúde: Uma Reflexão Necessária. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2012 Abr-Jun; 21(2): 432-9.
Cupani A. A tecnologia como problema flosófco: três enfoques. Scientiae Zudia. 2004 Dez; 2(4):493- 518. doi.org/10.1590/S1678-31662004000400003.
Carlos DAO; Magalhães TO; Filho JEV; Silva RM; Brasil CCP.Concepção e Avaliação de Tecnologia mHealth para Promoção da Saúde Vocal. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, N.º 19, 09/2016. DOI: 10.17013/risti.19.46–60.
Medeiros LL, Ribeiro S.S. Protótipo de um software para registro de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal. Aquichan. 2015;15(1):31-43. DOI:
5294/aqui.2015.15.1.4.
Marin HF. Sistemas de informação em saúde: considerações gerais. J
Health Inform. 2010; 2(1):20-4.
Felício CM, Folha GA, Gaido AS, Dantas MMM, Azevedo-Marques PM. Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores Informatizado: usabilidade e validade. CoDAS 2014;26(4):322-7. DOI: 10.1590/2317-1782/201420140021.
Free, C., Phillips, G., Felix, L., Galli, L., Patel V., Edwards P. The effectiveness of M-health technologies for improving health and health services: a systematic review protocol. BMC Res Notes, 5(14), 2–7(2010). DOI: 10.1371/journal.pmed.1001363.
Tomasia E; Facchinib LA; Osorioa A; Fassab AG. Aplicativo para sistematizar informações no planejamento de ações de saúde pública. Rev Saúde pública; 2003;37(6):800-6. ht t p: //d x .d o i.o r g / 10.159 0 / 1981-225620170 20.16 0 0 25.
Moreira ACA, Teixeira FE, Araújo Tl. Desenvolvimento De Software Para O Cuidado De Enfermagem: Revisão Integrativa. Rev Enferm Ufpe On Line., Recife, 10(Supl. 6):4942-50, Dez., 2016. Doi: 10.5205/Reuol.8200-71830-3-Sm.1006sup201629. DOI: 10.5205/reuol.8200-71830-3-SM.1006sup201629.
Souza ACC, Moreira TMM, Borges JWP.Tecnologias educacionais desenvolvidas para promoção da saúde cardiovascular em adultos: revisão integrative. Rev Esc Enferm USP 2014; 48(5):944-51. DOI: 10.1590/S0080-623420140000500023. DOI: 10.1590/S0080-623420140000500023.
Oliveira RM, Duarte AF, Alves D, Furegato ARF.Desenvolvimento do aplicativo TabacoQuest para informatização de coleta de dados sobre tabagismo na enfermagem psiquiátrica. Rev. Latino-Am. Enfermagem.2016;24:e2726. DOI: 10.1590/1518-8345.0661.2726.
Lima APS, Chianca TCM, Tannure MC. Avaliação da assistência de enfermagem utilizando indicadores gerados por um software. Rev. Latino-Am. Enfermagem mar.-abr. 2015;23(2):234-41. DOI: 10.1590/0104-1169.0177.2547.
Farias CC, Costa AC, Santos RM. Eficácia do uso de um software para estimulação de habilidades de consciência fonológica em crianças. Audiol., Commun. Res. vol.18 no.4 São Paulo. 2013.
Haux R, Ammenwerth E, Herzog W, Knaup P. Health care in the information society. A prognosis for the year 2013. Int J Med Inform. 2002;66(1-3):3-21.
Johansson P, Petersson G, Saveman BI, Nilsson G. Using advanced mobile devices in nursing-practice – the views of nurses and nursing students. Health Inform J.2014;20(3):220-31. DOI:10.1177/1460458213491512.
Carvalho AAA. Testes de usabilidade: exigência supérflua ou necessidade? In: Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciência da Educação; 2002. Lisboa. Atas da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Lisboa; 2002. p. 235-42.
Sun J, Teng JTC. Information Systems Use: construct conceptualization and scale development. Comput Human Behav. 2012;28:1564-74. 15. Dias C. Usabilidade na Web: criando portais mais acessíveis. Rio de Janeiro: Alta Books; 2003. DOI:10.1590/2317-1782/201420140021.
Lopes ACC, Ferreira AA, Fernandes JAL, Morita ABPS, Poveda VB, Souza AJS. Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora. Rev Esc Enferm USP 2011; 45(1):215-22. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000100030
Fonseca LMM, Aredes NDA, Leite AM, Santos CB, Lima RAG, Scochi CGS. Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2013.
Vêscovi SJ, Primo CC, Sant’ Anna HC, Bringuete ME, Rohr RV, Prado TN, Bicudo SD. Aplicativo móvel para avaliação dos pés de pessoas com diabetes mellitus. Acta Paul Enferm. 2017; 30(6):607-13 http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700087.
Gomes AS, Tedesco PA, Castro Filho JA. Ambientes de Aprendizagem em Matemática e Ciências. In: Edla Maria Faust Ramos, organizadora. Informática na Escola: um olhar multidisciplinar, Fortaleza: Editora UFC; 2002.
Bloomfield JG, While AE, Roberts JD. Using computer assisted learning for clinical skills education in nursing: integrative review. J Adv Nurs. 2008;63(3):222–35. DOI: 10.1111/j.1365-2648.2008.04653.x.
Evora YDM. Processo de informatização em enfermagem: orientações básicas. São Paulo: EPU; 2005.
Marques LVP, Carvalho DV. Sistematização da assistência de enfermagem em cento de tratamento intensivo: percepção das enfermeiras. Rev Min Enferm. 2005;9(3):199-205. DOI: http://www.dx.doi.org/S1415-27622005000300003.
Oliveira MS, Santos MCL, Almeida PC, Panobianco MS, AFC Fernandes. Evaluation of an educational handbook as a knowledge-acquisition strategy for mastectomized women. Rev. Latino-Am.Enfermagem.[periódico na Internet]. jul-ago 2012 [acesso 01março 2018;20(4):. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 11692012000400006&lng=pt&nrm=isso. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-1692012000400006.
Yen PY, Bakken S. Review of health information technology usability study methodologies. J Am Med Inform Assoc. 2012;19(3):413-22. doi: 10.1136/amiajnl-2010-000020.
Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR ISO/IEC 9126-1: Engenharia de Software – Qualidade de produto. Parte 1: Modelo de qualidade; 2003.
Nielsen J. Heuristic evaluation. In: Nielsen J, Mack RL, editors. Usability inspection methods. New York: John Wiley & Sons; 1994.
Fanning J, Mcauley E. A comparison of tablet computer and paper-based questionnaires in healthy aging research. JMIR Res Protoc. 2014;3(3):1-10. doi:10.2196/resprot.3291
Gravlee CC. Mobile computer-assisted personal interviewing with handheld computers: the Entryware System 3.0. Field Methods. 2002;14(3):322-36
Santos TS; Brito TA; Filho FSY; Guimarães LA; Souto CS; Souza SJN; Martins LEB; Pithon KR. Desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis voltado para identificação do fenótipo de fragilidade em idosos. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2017; 20(1): 70-76. http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562017020.160025.
Fernandes, Gustavo Leme; Santos, Roberto Euzébio Dos; Malafaia, Osvaldo e Aoki, Tsutomu. Development of an electronic protocol for uterine cervical cancer. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2012, vol.39, n.1, pp. 28-32. ISSN 0100-6991. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912012000100007.
Tannure MC, Lima APS, Oliveira CR, Lima SV, Chianca TCM. Processo de Enfermagem: comparação do registro manual versus eletrônico. J. Health Inform. 2015 Julho-Setembro; 7(3): 69-74.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.