O efeito da frequência de feedback extrínseco do tipo conhecimento de resultado na aprendizagem do fundamento de finalização no futsal

Autores

  • Lucas Heinrichs Rubattino Malta Universidade La Salle
  • Andréa Teresinha Rodrigues Pagliarini Universidade La Salle
  • José Augusto Ayres Florentino Universidade La Salle
  • Adriana Marques Toigo Universidade La Salle http://orcid.org/0000-0003-3405-064X

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v2i1.13352

Palavras-chave:

aprendizagem motora, finalização, feedback, habilidade motora

Resumo

Objetivo: o propósito do presente estudo foi comparar os efeitos de duas frequênciasde conhecimento de resultados (CR) na aprendizagem do fundamentode finalização no futsal. Método: dezesseis criançasde ambos os sexos foram divididas em dois grupos: um que recebeu feedback em todas as tentativas (100% CR) e outro que recebeu feedback a cada três tentativas(33% CR). A tarefa constituiu em finalizar bola de futsal, com dois alvos nos cantos inferiores da goleira. A coleta de dados foi composta pela fase de aquisição(5 blocos de 10 finalizações por sujeito) e de retenção (1 bloco de10 finalizações porsujeito). Resultados: o grupo 100% CR obteve média maior de pontuação em ambas as fases, contudo, na fase de retenção, o grupo 33% CR obteve um ganho relativo maior que o outro. Considerações finais: entre as duas fases, a menor frequência de feedback não parece interferir negativamente na aprendizagem desta habilidade.

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Biografia do Autor

Lucas Heinrichs Rubattino Malta, Universidade La Salle

Graduado em Educação Física pela Universidade La Salle, Canoas, RS (2019).

Andréa Teresinha Rodrigues Pagliarini, Universidade La Salle

Graduada em Educação Física pela Universidade La Salle, Canoas, RS (2019).

José Augusto Ayres Florentino, Universidade La Salle

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista IPA (2002), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor da Universidade La Salle.  Publicou 14 artigos em periódicos arbitrados e 4 capítulos de livro sobre Educação. Orientou 10 trabalhos de conclusão de curso de especialização e 30 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Adriana Marques Toigo, Universidade La Salle

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha. Professora dos cursos de Educação Física e Fisioterapia do Centro Universitário La Salle, Canoas, RS.

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Publicado

2019-08-23

Como Citar

Malta, L. H. R., Pagliarini, A. T. R., Florentino, J. A. A., & Toigo, A. M. (2019). O efeito da frequência de feedback extrínseco do tipo conhecimento de resultado na aprendizagem do fundamento de finalização no futsal. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 2(1), 40-47. https://doi.org/10.17058/rips.v2i1.13352

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL