O efeito da frequência de feedback extrínseco do tipo conhecimento de resultado na aprendizagem do fundamento de finalização no futsal
DOI:
https://doi.org/10.17058/rips.v2i1.13352Palabras clave:
aprendizagem motora, finalização, feedback, habilidade motoraResumen
Objetivo: o propósito do presente estudo foi comparar os efeitos de duas frequênciasde conhecimento de resultados (CR) na aprendizagem do fundamentode finalização no futsal. Método: dezesseis criançasde ambos os sexos foram divididas em dois grupos: um que recebeu feedback em todas as tentativas (100% CR) e outro que recebeu feedback a cada três tentativas(33% CR). A tarefa constituiu em finalizar bola de futsal, com dois alvos nos cantos inferiores da goleira. A coleta de dados foi composta pela fase de aquisição(5 blocos de 10 finalizações por sujeito) e de retenção (1 bloco de10 finalizações porsujeito). Resultados: o grupo 100% CR obteve média maior de pontuação em ambas as fases, contudo, na fase de retenção, o grupo 33% CR obteve um ganho relativo maior que o outro. Considerações finais: entre as duas fases, a menor frequência de feedback não parece interferir negativamente na aprendizagem desta habilidade.
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