“E agora, o que eu faço?”: reflexões sobre os efeitos da pandemia na vida e saúde mental de estudantes universitárias/os em início, meio e final de curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v4i2.16914

Palavras-chave:

Saúde Mental, Educação, Instituições de Ensino Superior, Pandemia COVID-19.

Resumo

Objetivo: problematizar os impactos da pandemia e do ensino remoto na vida de estudantes universitárias/as, considerando algumas especificidades em relação ao momento do curso, a partir de uma experiência promovida por um projeto de extensão que nos colocou em contato direto com estudantes de nossa universidade.  Método: estudo de caso do Grupo Virtual MEDUSA, ação do Projeto de Extensão “Movimento Educação e Saúde Mental – MEDUSA”, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre 2020 e 2021, foram realizados 45 encontros de aproximadamente uma hora e trinta minutos, totalizando mais de 60 horas registradas em diários de campo, com a participação de mais de 80 estudantes. É a partir destes fragmentos de escuta e de escrita, que o estudo de caso se constitui. Resultados: foram identificados efeitos na vida e saúde mental das/os estudantes, tais como dificuldades com as práticas de ensino e aprendizagem online; o excesso de atividades e sensação de esgotamento; ambientes inadequados de estudo; o sentimento de solidão e desânimo decorrentes da falta de conexão social; sintomas de estresse, ansiedade e depressão; polarização política e negacionismo científico (o que tem gerado, por exemplo, conflitos familiares significativos); em decorrência desse, insatisfação com a ausência de engajamento coletivo na pandemia (o que torna ainda mais imprevisíveis os efeitos da pandemia e o tempo necessária para a volta às aulas presenciais); dentre outros. Os efeitos são sentidos de formas singulares também conforme o período do curso em que a/o estudante se encontra. Considerações finais: para enfrentar todos os desafios, precisamos construir mais espaços de escuta e diálogo com as/os estudantes, utilizando as redes internas como centros ou núcleos de apoio aos estudantes, que compõem a estrutura institucional, mas também inventando espaços dentro dos cursos de graduação, com professoras/es, técnicos-administrativos e estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moises Romanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo, Mestre em Psicologia (UFSM), Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Social e Institucional (UFRGS)

Referências

Rodrigues BB, Cardoso RRJ, Peres CHR, Marques FF. Aprendendo com o imprevisível: saúde mental dos universitários e educação médica na pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica 2020; 44(sup.1): e0149. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404

Leal KS, Oliveira PDS, Rodrigues PRG, Fogaça, FFS. Desafios enfrentados na Universidade Pública e a Saúde Mental dos estudantes. Humanidades & Inovação 2019; 6(8): 59-69. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1149

Arino DO, Bardagi, MP. Relação entre fatores acadêmicos e a saúde mental de estudantes universitários. Psicologia em Pesquisa 2018; 12(3): 44-52. doi: https://doi.org/10.24879/2018001200300544

Morales VJ, Lopez YAF. Impactos da pandemia na vida académica dos estudantes universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária 2020; 2(3): 53-67. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/download/9842/18257/#:~:text=sofrimento%20psicol%C3%B3gico%20(SCHMIDT%2C%202020),SAINZ%2C%20CAPILLA%2C%202020)

Cobo-Rendón R, Vega-Valenzuela A, García-Álvarez D. Consideraciones institucionales sobre la Salud Mental en estudiantes universitarios durante la pandemia de Covid-19. CienciAmérica 2020; 9(2): 1-8. doi: http://dx.doi.org/10.33210/ca.v9i2.322

Nunes RC. Um olhar sobre a evasão de estudantes universitários durante os estudos remotos provocados pela pandemia do COVID-19. Research, Society and Development 2021; 10(3): e1410313022. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13022

Sunde RM. Impactos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos estudantes universitários. PSI UNISC 2021; 5(2); 33-46. doi: http://dx.doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16348

Lyons Z, Wilcox H, Leung L, Dearsley O. COVID-19 and the mental well-being of Australian medical students: impact, concerns and coping strategies used. Australasian Psychiatry 2020; 28(6): 649–652. doi: https://doi.org/10.1177%2F1039856220947945

Pereira RMS, Selvati FS, Ramos KS, Teixeira LGF, Conceição MV. Vivências de estudantes universitários em tempos de pandemia do Covid-19. Revista Práxis 2020; 12(1): 47-56. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/3458

Conrad RC, Hahm HC, Koire A, Pinder-Amaker S, Liu CH. College student mental health risks during the COVID-19 pandemic: Implications of campus relocation. Journal of Psychiatric Research 2021; 136: 117–126. doi: https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2021.01.054

Evans S, Alkan E, Bhangoo JK, Tenenbaum H, Ng-Knight T. Effects of the COVID-19 lockdown on mental health, wellbeing, sleep, and alcohol use in a UK student sample. Psychiatry Research 2021; 298: 113819. doi: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2021.113819

Volken T, Zysset A, Amendola S, Klein SA, Huber M, von Wyl A, Dratva J. Depressive Symptoms in Swiss University Students during the COVID-19 Pandemic and Their Correlates. International Journal of Environmental Research and Public Health 2021; 18(4): 1458. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18041458

Fu W, Yan S, Zong Q, Anderson-Luxford D, Song X, Lv Z, Lv C. Mental health of college students during the COVID-19 epidemic in China. Journal of Affective Disorders 2021; 280(Pt A): 7-10. doi: https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.11.032

Fundação Oswaldo Cruz. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19 – Recomendações Gerais [documento na Internet]. Brasília, DF: Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde; 2019. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/04/Sa%C3%BAde-Mental-e-Aten%C3%A7%C3%A3o-Psicossocial-na-Pandemia-Covid-19-recomenda%C3%A7%C3%B5es-gerais.pdf

Downloads

Publicado

2022-02-04 — Atualizado em 2022-02-04

Versões

Como Citar

Romanini, M. (2022). “E agora, o que eu faço?”: reflexões sobre os efeitos da pandemia na vida e saúde mental de estudantes universitárias/os em início, meio e final de curso. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 4(2). https://doi.org/10.17058/rips.v4i2.16914

Edição

Seção

ESTUDO DE CASO