“E agora, o que eu faço?”: reflexões sobre os efeitos da pandemia na vida e saúde mental de estudantes universitárias/os em início, meio e final de curso

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/rips.v4i2.16914

Mots-clés :

Saúde Mental, Educação, Instituições de Ensino Superior, Pandemia COVID-19.

Résumé

Objetivo: problematizar os impactos da pandemia e do ensino remoto na vida de estudantes universitárias/as, considerando algumas especificidades em relação ao momento do curso, a partir de uma experiência promovida por um projeto de extensão que nos colocou em contato direto com estudantes de nossa universidade.  Método: estudo de caso do Grupo Virtual MEDUSA, ação do Projeto de Extensão “Movimento Educação e Saúde Mental – MEDUSA”, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre 2020 e 2021, foram realizados 45 encontros de aproximadamente uma hora e trinta minutos, totalizando mais de 60 horas registradas em diários de campo, com a participação de mais de 80 estudantes. É a partir destes fragmentos de escuta e de escrita, que o estudo de caso se constitui. Resultados: foram identificados efeitos na vida e saúde mental das/os estudantes, tais como dificuldades com as práticas de ensino e aprendizagem online; o excesso de atividades e sensação de esgotamento; ambientes inadequados de estudo; o sentimento de solidão e desânimo decorrentes da falta de conexão social; sintomas de estresse, ansiedade e depressão; polarização política e negacionismo científico (o que tem gerado, por exemplo, conflitos familiares significativos); em decorrência desse, insatisfação com a ausência de engajamento coletivo na pandemia (o que torna ainda mais imprevisíveis os efeitos da pandemia e o tempo necessária para a volta às aulas presenciais); dentre outros. Os efeitos são sentidos de formas singulares também conforme o período do curso em que a/o estudante se encontra. Considerações finais: para enfrentar todos os desafios, precisamos construir mais espaços de escuta e diálogo com as/os estudantes, utilizando as redes internas como centros ou núcleos de apoio aos estudantes, que compõem a estrutura institucional, mas também inventando espaços dentro dos cursos de graduação, com professoras/es, técnicos-administrativos e estudantes.

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Biographie de l'auteur-e

Moises Romanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo, Mestre em Psicologia (UFSM), Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Social e Institucional (UFRGS)

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2022-02-04 — Mis(e) à jour 2022-02-04

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Romanini, M. (2022). “E agora, o que eu faço?”: reflexões sobre os efeitos da pandemia na vida e saúde mental de estudantes universitárias/os em início, meio e final de curso. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 4(2). https://doi.org/10.17058/rips.v4i2.16914

Numéro

Rubrique

ESTUDO DE CASO