QUALIDADE DO SONO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

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DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v5i2.17658

Resumo

Introdução: a pandemia da Covid-19 alterou a dinâmica de ensino nas universidades e na vida docente. O sono é essencial para que o indivíduo possa ter um período acordado produtivo e uma percepção de bem-estar constante. Os distúrbios advindos da má qualidade do sono abrangem sonolência crônica, distúrbios de humor, doenças mentais e problemas no aparelho locomotor. Objetivo: avaliar a qualidade do sono de docentes do Curso de Fisioterapia de uma universidade do interior do Rio Grande do Sul – RS no cenário da pandemia da Covid-19. Método: estudo longitudinal prospectivo que avaliou docentes universitários de uma instituição de ensino superior comunitária, no período de agosto a dezembro de 2020. A qualidade do sono foi avaliada por meio do questionário de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP) no início e no final do primeiro semestre de 2020, em que o mesmo foi entregue de modo virtual pelo e-mail institucional do docente. Os dados foram expressos em média e desvio padrão e em frequência absoluta. Resultados: da amostra total, 70 e 80% dos docentes apresentaram uma qualidade do sono ruim no início e no final do semestre, respectivamente, entretanto, a percepção do docente sobre sua qualidade do sono foi predominantemente "boa" em 60% dos docentes, não tendo sido identificada "presença de distúrbios do sono" nos docentes avaliados. Conclusão: apesar das necessárias mudanças no sistema de ensino para o modelo remoto e, a maior imposição de trabalho aos docentes, a percepção da qualidade do sono dos mesmos foi boa na maior parte dos indivíduos avaliados, não tendo sido identificada presença de distúrbios do sono.

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Publicado

2022-05-12

Como Citar

Da Silva Furlan, C., Eduarda Diehl, B., Romão Vieira Morinélli, A., de Almeida Ziemann, N., Marília Reuter, Éboni ., & Nunes Paiva, D. (2022). QUALIDADE DO SONO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 5(2), 12-18. https://doi.org/10.17058/rips.v5i2.17658

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL