QUALIDADE DO SONO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.17058/rips.v5i2.17658Resumo
Introdução: a pandemia da Covid-19 alterou a dinâmica de ensino nas universidades e na vida docente. O sono é essencial para que o indivíduo possa ter um período acordado produtivo e uma percepção de bem-estar constante. Os distúrbios advindos da má qualidade do sono abrangem sonolência crônica, distúrbios de humor, doenças mentais e problemas no aparelho locomotor. Objetivo: avaliar a qualidade do sono de docentes do Curso de Fisioterapia de uma universidade do interior do Rio Grande do Sul – RS no cenário da pandemia da Covid-19. Método: estudo longitudinal prospectivo que avaliou docentes universitários de uma instituição de ensino superior comunitária, no período de agosto a dezembro de 2020. A qualidade do sono foi avaliada por meio do questionário de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP) no início e no final do primeiro semestre de 2020, em que o mesmo foi entregue de modo virtual pelo e-mail institucional do docente. Os dados foram expressos em média e desvio padrão e em frequência absoluta. Resultados: da amostra total, 70 e 80% dos docentes apresentaram uma qualidade do sono ruim no início e no final do semestre, respectivamente, entretanto, a percepção do docente sobre sua qualidade do sono foi predominantemente "boa" em 60% dos docentes, não tendo sido identificada "presença de distúrbios do sono" nos docentes avaliados. Conclusão: apesar das necessárias mudanças no sistema de ensino para o modelo remoto e, a maior imposição de trabalho aos docentes, a percepção da qualidade do sono dos mesmos foi boa na maior parte dos indivíduos avaliados, não tendo sido identificada presença de distúrbios do sono.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.