USO DO SMARTPHONE E SUA RELAÇÃO COM O SEDENTARISMO EM ESTUDANTES

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v5i3.17872

Resumo

Introdução: os novos dispositivos como os smartphones vêm modificando e alterando a rotina de jovens, isso vem fazendo com que esses deixem as atividades físicas de lado, induzindo-os ao sedentarismo. Objetivo: Identificar a relação entre o uso do smartphone com o sedentarismo em estudantes. Métodos: trata-se de uma revisão sistemática por meio de buscas em periódicos nacionais e internacionais, indexados nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pubmed e Web of Knowledge utilizando os descritores: Smartphone, Sedentarismo, Estudantes e Atividade Física. Foram incluídos artigos publicados entre os anos de 2010 e 2020, sendo encontrados 4.957 artigos, destes, apenas 13 estudos foram incluídos na análise. Resultados: foram apontados problemas relacionados à saúde, como: ansiedade e obesidade, com relação direta ao sedentarismo dos jovens, assim como distúrbios de sono, instabilidade de humor, depressão e alimentação inadequada. Apesar de um número crescente nas publicações ano a ano, existe uma associação incipiente da relação do uso dos smartphones com a inatividade física e consequentemente com o sedentarismo. Conclusão: o presente estudo permitiu verificar a imprudência dos jovens quanto à utilização excessiva dos meios digitais, em especial os smartphones, refletindo diretamente na sua saúde por meio da baixa realização de atividades físicas, e também nos alimentos consumidos, gerando assim, uma associação com o sedentarismo. Torna-se evidente a necessidade de interferência por parte dos pais e programas escolares, para utilização dos smartphones e outros dispositivos de forma benéfica a saúde dos jovens.

Palavras-Chave: Smartphone; Sedentarismo; Atividade Física; Estudantes; Promoção da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Vaitz Medeiros, Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR)

Profissional de Educação Física

Glaukus Regiani Bueno, Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná - FACINOR

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paranaense (2008), especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Mestre em Promoção de Saúde com linha de pesquisa em Educação e Tecnologias em Promoção de Saúde pela UniCesumar (Bolsista CAPES). É Fisioterapeuta e docente pela Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná - FACINOR. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Anatomia Humana, Biomecânica e Promoção da Saúde.

Mateus Dias Antunes, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP - 2019-atual). Mestre em Promoção da Saúde (UNICESUMAR - 2017) (Bolsista CAPES). Pós-Graduado em Exercício Físico e Reabilitação do Idoso (UNIFAMMA - 2017). Graduado em Fisioterapia (UNICESUMAR - 2015). Atua como revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Pesquisador do Grupo "Fisioterapia Clínica: estudo da função e disfunção" (USP) (2018-atual) e do Grupo "Atividade Física e Envelhecimento" (UNICESUMAR) (2012-atual). Mentor de alunos do ensino médio da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC - 2020). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Idoso, Doenças Reumáticas, Espaços e Práticas que Promovem a Saúde de Indivíduos, Grupos e Famílias.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Vaitz Medeiros, A. ., Regiani Bueno, G. ., & Antunes, M. D. (2022). USO DO SMARTPHONE E SUA RELAÇÃO COM O SEDENTARISMO EM ESTUDANTES: uma revisão sistemática. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 5(3), 3-18. https://doi.org/10.17058/rips.v5i3.17872

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO