USO DO SMARTPHONE E SUA RELAÇÃO COM O SEDENTARISMO EM ESTUDANTES

uma revisão sistemática

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/rips.v5i3.17872

Résumé

Introdução: os novos dispositivos como os smartphones vêm modificando e alterando a rotina de jovens, isso vem fazendo com que esses deixem as atividades físicas de lado, induzindo-os ao sedentarismo. Objetivo: Identificar a relação entre o uso do smartphone com o sedentarismo em estudantes. Métodos: trata-se de uma revisão sistemática por meio de buscas em periódicos nacionais e internacionais, indexados nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pubmed e Web of Knowledge utilizando os descritores: Smartphone, Sedentarismo, Estudantes e Atividade Física. Foram incluídos artigos publicados entre os anos de 2010 e 2020, sendo encontrados 4.957 artigos, destes, apenas 13 estudos foram incluídos na análise. Resultados: foram apontados problemas relacionados à saúde, como: ansiedade e obesidade, com relação direta ao sedentarismo dos jovens, assim como distúrbios de sono, instabilidade de humor, depressão e alimentação inadequada. Apesar de um número crescente nas publicações ano a ano, existe uma associação incipiente da relação do uso dos smartphones com a inatividade física e consequentemente com o sedentarismo. Conclusão: o presente estudo permitiu verificar a imprudência dos jovens quanto à utilização excessiva dos meios digitais, em especial os smartphones, refletindo diretamente na sua saúde por meio da baixa realização de atividades físicas, e também nos alimentos consumidos, gerando assim, uma associação com o sedentarismo. Torna-se evidente a necessidade de interferência por parte dos pais e programas escolares, para utilização dos smartphones e outros dispositivos de forma benéfica a saúde dos jovens.

Palavras-Chave: Smartphone; Sedentarismo; Atividade Física; Estudantes; Promoção da Saúde.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Andressa Vaitz Medeiros, Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR)

Profissional de Educação Física

Glaukus Regiani Bueno, Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná - FACINOR

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paranaense (2008), especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Mestre em Promoção de Saúde com linha de pesquisa em Educação e Tecnologias em Promoção de Saúde pela UniCesumar (Bolsista CAPES). É Fisioterapeuta e docente pela Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná - FACINOR. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Anatomia Humana, Biomecânica e Promoção da Saúde.

Mateus Dias Antunes, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP - 2019-atual). Mestre em Promoção da Saúde (UNICESUMAR - 2017) (Bolsista CAPES). Pós-Graduado em Exercício Físico e Reabilitação do Idoso (UNIFAMMA - 2017). Graduado em Fisioterapia (UNICESUMAR - 2015). Atua como revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Pesquisador do Grupo "Fisioterapia Clínica: estudo da função e disfunção" (USP) (2018-atual) e do Grupo "Atividade Física e Envelhecimento" (UNICESUMAR) (2012-atual). Mentor de alunos do ensino médio da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC - 2020). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Idoso, Doenças Reumáticas, Espaços e Práticas que Promovem a Saúde de Indivíduos, Grupos e Famílias.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-20

Comment citer

Vaitz Medeiros, A. ., Regiani Bueno, G. ., & Antunes, M. D. (2022). USO DO SMARTPHONE E SUA RELAÇÃO COM O SEDENTARISMO EM ESTUDANTES: uma revisão sistemática. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 5(3), 3-18. https://doi.org/10.17058/rips.v5i3.17872

Numéro

Rubrique

ARTIGO DE REVISÃO