PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS A NÃO PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.17058/rips.v8i1.18938Palavras-chave:
Atividade Motora, Saúde, Comportamento AdolescenteResumo
Introdução: A frequência nas aulas de educação física (EF), além de baixa, tende a diminuir com o passar dos anos escolares, sugerindo uma compreensão dos fatores para uma possível intervenção. Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência e os fatores de risco associados à ausência nas aulas de EF. Método:Na pesquisa, 3.992 estudantes foram investigados quanto à participação nas aulas de EF, condições socioeconômicas, demográficas e comportamentais. Resultados: Os resultados revelaram que 25,7% dos alunos faltam às aulas de EF. Cor da pele, religião, situação familiar e turno de estudo estiveram associados ao desfecho (ausência nas aulas de EF). Entre as meninas, o desfecho esteve associado à cor da pele, prática religiosa, situação de domicílio e período de estudo; enquanto para os meninos, apenas a situação de domicílio e o período de estudo. Conclusão: Pode-se concluir que a ausência nas aulas de EF é relativamente alta e que as meninas apresentaram mais fatores de risco associados.
Palavras-chave: Atividade Motora; Saúde; Comportamento Adolescente.
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