ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM ESTUDANTES: análise para avaliação nutricional e estímulo ao comportamento ativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v8i1.19053

Palavras-chave:

Educação Física, Atividade física, Tecnologia, Literacia em saúde

Resumo

Introdução: o artigo investiga a influência da tecnologia para avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC), funcionando como elemento catalisador de conscientização e motivação dos alunos em relação à importância da atividade física para sua saúde atual e futura. Objetivo: analisar a utilidade, as facilidades e as atitudes relacionadas ao uso do aplicativo de medição do Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliar o estado nutricional do estudante, aliado à caminhada e às atividades práticas habituais da Educação Física, a fim de dar sentido à necessidade de um estilo de vida ativo.  Método: pesquisa de estudo de caso com análise de dados repetidos com o mesmo grupo e abordagem mista. Resultados: os resultados sugerem que ao utilizar o aplicativo, os estudantes obtiveram melhor conhecimento e compreensão sobre a relação entre peso e altura, devido ao feedback fornecido. No entanto, não houve diferenças estatísticas significativas entre o pré-teste e o pós-teste e não apresentaram correlação com o IMC.  Conclusão: com essa experiência, eles se sentiram mais capacitados para tomar decisões e cuidar da própria saúde, demonstrando aumento na literacia em saúde. 

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Biografia do Autor

Kátia Soares, UFRGS

Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRGS (2004). Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva pela ESP/RS (2005-2007). Mestrado Profissional em Informática na Educação pelo IFRS (2018) com a pesquisa - A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental: a contribuição nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas da rede municipal de Canoas-RS. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE da UFRGS com ingresso em setembro 2020. Professora dos anos finais no Ensino Fundamental no município de Canoas-RS. Temas de pesquisa: educação física, laboratório virtual, agente conversacional, informática, educação a distância, tecnologia vestível.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1990). Atua como Professora Titular da UFRGS desenvolvendo atividades de pesquisa e ensino no programa de pós-graduação em Ciência da Computação, com foco em Redes de Computadores e Gerenciamento de Redes. Desenvolve também atividades de pesquisa e ensino no programa de pós-graduação em Informática na Educação.

Patrícia Fernanda Silva, UFRGS

Possui graduação em Ciências Exatas com habilitação integrada em
Matemática, Física e Química pelo Centro Universitário Univates
(2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em
Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2017) e Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2021). Atua como professora adjunta no Departamento de Estudos
Especializados da Faculdade de Educação (Faced) e do Programa de
Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) no Centro
Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas sobre a
eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais
por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Soares, K., Rockenbach Tarouco, L. M. ., & Silva, P. F. (2025). ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM ESTUDANTES: análise para avaliação nutricional e estímulo ao comportamento ativo . Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 8(1), 107-120. https://doi.org/10.17058/rips.v8i1.19053

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL