ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM ESTUDANTES: análise para avaliação nutricional e estímulo ao comportamento ativo
DOI:
https://doi.org/10.17058/rips.v8i1.19053Palavras-chave:
Educação Física, Atividade física, Tecnologia, Literacia em saúdeResumo
Introdução: o artigo investiga a influência da tecnologia para avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC), funcionando como elemento catalisador de conscientização e motivação dos alunos em relação à importância da atividade física para sua saúde atual e futura. Objetivo: analisar a utilidade, as facilidades e as atitudes relacionadas ao uso do aplicativo de medição do Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliar o estado nutricional do estudante, aliado à caminhada e às atividades práticas habituais da Educação Física, a fim de dar sentido à necessidade de um estilo de vida ativo. Método: pesquisa de estudo de caso com análise de dados repetidos com o mesmo grupo e abordagem mista. Resultados: os resultados sugerem que ao utilizar o aplicativo, os estudantes obtiveram melhor conhecimento e compreensão sobre a relação entre peso e altura, devido ao feedback fornecido. No entanto, não houve diferenças estatísticas significativas entre o pré-teste e o pós-teste e não apresentaram correlação com o IMC. Conclusão: com essa experiência, eles se sentiram mais capacitados para tomar decisões e cuidar da própria saúde, demonstrando aumento na literacia em saúde.
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