Coordenação motora e esquema corporal de crianças de 2 a 6 anos do centro municipal de Educação Infantil de Silvânia-GO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rips.v1i4.12362Resumen
Introdução: a proposta de intervenção psicomotora é levar a criança a ter um desenvolvimento motor adequado para a sua idade e resgatar as suas possibilidades de formação corporal. Para isso é utilizada ferramentas e elementos básicos de avaliação para detectar aspectos a serem trabalhados. Objetivo: identificar os níveis de coordenação motora e esquema corporal de crianças de 2 a 6 anos do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) de Silvânia-Go. Método: trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, descritiva. Nesta pesquisa foram estudadas 65 crianças com idades entre 2 a 6 anos de ambos os sexos, sendo 32 do maternal e 33 do jardim. Foi utilizada a bateria de testes psicomotores de Oliveira que avaliou coordenação motora e esquema corporal das crianças. Resultados: as crianças avaliadas no jardim apresentaram pontuações inferiores para a coordenação (14,90 vs 24,33) e para o esquema corporal (9,57 vs 17,53) quando comparada com o maternal. Quando comparados os elementos psicomotores entre o sexo, as crianças do sexo feminino do jardim obtiveram resultados mais favoráveis do que as do sexo masculino. As meninas (41,2%) com idade entre 8 a 9 anos foram classificadas para a idade esperada e 11,8% para uma idade de 10 a 11 anos, muito superior ao esperado para a idade delas. Conclusão: no presente estudo foi possível identificar que as crianças possuem níveis de coordenação e esquema corporal compatíveis com a faixa etária, e que o sexo feminino obteve melhores resultados.
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