Problematizando quedas em idosos: estrutura conceitual à organização de programas de exercícios físicos

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DOI :

https://doi.org/10.17058/rips.v1i2.12316

Résumé

Introdução: no Brasil, o número de idosos vem aumentando rapidamente, estima-se que no ano de 2050, essa população será a sexta maior do mundo. Entre idosos, quedas consistem em problema responsável por um número significativo de morbidades e mortalidade. Sua prevenção é possível, desde que os fatores de risco sejam previamente identificados, seguidos por intervenções adequadas. Objetivo: apresentar, com base na literatura especializada, o conjunto de fatores de risco responsáveis por quedas entre idosos, bem como, intervenções utilizadas à prevenção do caso. Por conseguinte, sugerir um modelo organizacional com ênfase na prática de exercícios físicos à prevenção de quedas. Método: foram selecionados artigos publicados nas bases de dados Lilacs, Google Acadêmico, Medline e SciELO, com os seguintes descritores: quedas e idosos, quedas e fatores de risco, quedas e prevenção, em português e inglês, entre 2000 e 2018. Resultado: o modelo sugerido possui quatro fases: i) triagem do histórico de quedas, ii) avaliação multifatorial dos riscos de queda, iii) intervenção, e iv) avaliação das ações e metas alcançadas. Conclusão: a revisão de literatura mostrou que o modelo apresentado é capaz de atingir resultados significativos à prevenção de quedas de idosos da comunidade, apresentando baixo custo e fácil aplicação.

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Biographie de l'auteur-e

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Expecialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Professor das disciplinas de Dança e Ginástica na Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha. Ministrou diversos workshops e coreografou espetaculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor Adjunto nível 01 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) junto ao Colegiado de Educação Física com as seguintes funções: Professor das disciplinas de Dança, Ginástica e Esporte e Gestão ambiental, coordenador do Núcleo Temático (Educação, Cultura e Movimento), responsável pela linha temática "Cultura do Movimento e Meio Ambiente" e pelo convênio firmado entre o CEFIS/UNIVASF e o Instituto de Esporte e Meio Ambiente da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha (Deutsche Sporthochschule Koln), coordenar do projeto de Extensão: Pilates e o Idoso- Contribuições para o equilíbrio corporal, coordenador do GEPELMA-Grupo de Pesquisa e Estudo em Lazer e Meio Ambiente e, GEDAGIN-Grupo de Estudo em Dança e Ginástica, ambos credenciados ao CNPq. Integrante do corpo docente do Programa Master em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha desde 2012.

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Publié-e

2018-10-10

Comment citer

Nascimento, M. de M. (2018). Problematizando quedas em idosos: estrutura conceitual à organização de programas de exercícios físicos. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 1(2), 137-143. https://doi.org/10.17058/rips.v1i2.12316

Numéro

Rubrique

ARTIGO DE REVISÃO